André Ricardo Fajardo

drefajardo@hotmail.com
Acessar CV Lattes

Graduado em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2007. Ingressou no curso de Mestrado em Química da Universidade Estadual de Maringá em Março de 2008 sendo posteriormente transferido de nível para o Doutorado pela mesma Universidade em Agosto de 2009. Realizou doutorado no Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) do Departamento de Química (UEM) com período sanduíche (2012-20213) no Centre de Recherches sur les Macromolecules Vegetales (CERMAV) em Grenoble (França). Atualmente é Professor Adjunto C3 do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ-UFPel) (2017-2021) e Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) (2019-2021). Pesquisador no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos (LaCoPol). Já publicou mais de 75 artigos científicos em revistas internacionais e 7 capítulos de livros. Tem 3 pedidos de depósito de patentes. Possuí mais de 2400 citações (Web of Science) e índice H = 28 (Agosto/2021). Realiza pesquisas com polímeros naturais (polissacarídeos) e sintéticos para o preparo de materiais e compósitos poliméricos visando sua aplicação nas áreas de biomateriais, agricultura, ambiental e catálise. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado na Linha 2 – Química de Materiais do PPGQ-UFPel.

O texto acima foi extraído do Currículo Lattes do docente. A Coordenação do PPGQ não se responsabiliza por informações inverídicas ou imprecisão nos dados fornecidos.