Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA
A Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), situada em Canguçu-RS, é uma referência para formação profissional voltada a atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2014, com o apoio institucional do IFSUL. Está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), ofertando o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio.
O projeto com o PPGDTSA visa estabelecer uma parceria de via de mão dupla para capacitação de estudantes do PPGDTSA na atuação docente, bem como a possibilidade de ampliar o escopo de possibilidades e problemas de pesquisa investigados no âmbito do PPGDTSA.
Em contrapartida, a EFASUL é beneficiada com a qualificação de seu corpo docente, novas perspectivas metodológicas e teóricas e oportunidades de capacitação e atividades em conjunto. Espera-se, além desses espaços de aprendizado coletivo também promover pesquisas relacionadas com a prática docente e com a realidade dos estudantes a partir das demandas do Território em que a EFASUL se insere.
Algumas ações:
- Capacitação e prática docente para os discentes do PPGDTSA através da Formação continuada, incorporando metodologias inovadoras e interdisciplinares, como é o caso da “Pedagogia da Alternância” adotada na escola EFASUL.
- Mentorias e Orientação Profissional: Mestrandos do PPGDTSA estão atuando como mentores dos alunos da EFASUL, auxiliando na escolha de carreiras e pesquisas futuras e participando das bancas de avaliação dos Projeto Profissional do Jovem (PPJ) dos estudantes da EFASUL matriculados no terceiro ano.
Living Lab Azonasul Rural Sustentável
A presente iniciativa refere-se à parceria, objetivando a colaboração institucional entre o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e a Associação dos Municípios da Zona Sul -Azonasul (a Azonasul conta com 23 municípios associados desenvolvendo uma intensa atividade institucional, política e técnica), para a criação e condução de um Living Lab (Laboratório Vivo). Por um Living Lab entende-se um espaço de experimentação interdisciplinar para envolver as partes interessadas da sociedade em torno de problemas complexos do mundo real e da busca de inovações. Nessa parceria, o foco do Living Lab são os problemas de desenvolvimento sustentável associados a zona rural dos municípios participantes da Azonasul, mais especificamente aos problemas associados ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas – ONU, denominados de Agenda 2030. Cumpre destacar que por inovação entende-se mudanças em diferentes dimensões da vida em sociedade, como a da tecnologia e ciência; mercados; infraestrutura; políticas públicas e regulamentações; organizações, redes e padrões de comportamento; mudanças por parte dos usuários e consumidores, em prol do desenvolvimento sustentável.
Com relação as responsabilidades no projeto, cabe destacar que:
O que a equipe do PPGDTSA faz:
- Coordena atividades participativas para identificação dos principais problemas a serem enfrentados; criação de entendimento comum sobre a problemática; e elaboração de uma visão de um futuro desejado (Criação de agenda comum).
- Coordena atividades participativas para identificação de soluções consensuadas para implementação de mudanças (Criação de uma base comum para a inovação).
- Desenvolve pesquisa científica em apoio as problemáticas identificadas.
- Coordena atividades participativas para avaliação, acompanhamento e aprimoramento das soluções implementadas.
- Elabora documentos síntese como produtos das atividades participativas.
- Identifica e convida potenciais participantes acadêmicos para apoio as atividades.
- Organiza instrumentos de coleta de dados para levantamento de informações para apoio ao processo de criação de agenda comum e criação de uma base comum para a inovação e de avaliação.
- Atua na divulgação das ações e resultados conquistados.
O que a equipe da AZONASUL faz:
- Se envolve no processo de planejamento e organização das atividades participativas.
- Participa junto com os seus membros nas atividades co-creativas participativas.
- Motiva, convida para a participação co-creativa, e demanda ações de outros stakeholders da sociedade envolvidos na problemática e nas soluções.
- Coordena levantamento de dados com os seus membros.
- Apoia e acompanha implementação das soluções.
- Atua na divulgação das ações e resultados conquistados
Algumas ações:
- Celebração do protocolo de intenções e discussões inovações sustentáveis na SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS realizado pela AZONASUL na sede da Embrapa Clima Temperado.
- Participação da discussão sobre a criação do Sistema de Inspeção Sanitário Territorial e apresentação da metodologia e responsabilidades do projeto LIVING LAB.
- Apresentação, discussão e entrega dos resultados sobre os indicadores de Desenvolvimento Sustentável de cada um dos munícipios da AZONAL na da reunião realizada na Associação Rural de Pelotas do conselho dos secretários municipais de Desenvolvimento Rural/Agricultura da AZONASUL sobre medidas de combate aos efeitos das enchentes e
- Apresentação e discussão na reunião realizada em Pinheiro Machado -RS do conselho dos secretários municipais de Desenvolvimento Rural/Agricultura da AZONASUL do relatório sobre a síntese elaborada pelo PPGDTSA das demandas identificada por agricultores, agroindústrias e organizações públicas e privadas que participaram no SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS realizado pela AZONASUL na sede da Embrapa Clima Temperado e do desempenho de cada um dos munícipios na constituição de agroindústrias familiares, compras municipais dos programas de alimentação escolar – PNAE e de aquisição de alimentos – PAA.
Escola da inovação transformadora
O projeto é uma iniciativa de pesquisa ação incluída no projeto Nichos Sociotécnicos do PPGDTSA, com foco no desenvolvimento sustentável. Os membros do projeto já tem interagido com várias instituições, como, ONGs, sindicatos, agentes de extensão rural, produtores rurais, organizações públicas municipais e estaduais visando:
- Análise de sistemas sociotécnicos territorialmente localizados;
- O diagnóstico e planejamento de trajetórias transformadoras;
- A elaboração de “teoria de mudança” a partir da interação institucional e participativa;
- A avaliação do desenvolvimento dos experimentos sociotécnicos trabalhados.
As iniciativas (experimentos sociotécnicos) realizadas até o momento são:
- Projeto Rota dos Butiazais (Embrapa Clima Temperado);
- Projeto Pecuária Sul Familiar (Embrapa Pecuária Sul) e FETAG;
Algumas ações:
- Workshops e oficinas: a Escola capacita diversos atores sociais, disseminando conhecimentos sobre análise de sistemas sociotécnicos, planejamento estratégico e avaliação de iniciativas, enriquecendo o aprendizado coletivo. Vários estudantes do PPGDTSA e de graduação, orientados do líder do projeto, Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias, participam das atividades, oficinas, visitas técnicas, além de gerarem dissertações com foco em problemáticas compreendidas no escopo do projeto.