Egressa do PPGDTSA realiza doutorado sanduíche na Austrália

No intuito de divulgar as atividades e atuações dos nossos egressos, estaremos publicando uma série de posts sobre as experiências e vivências dos egressos do PPGDTSA, como forma de incentivar novos e atuais alunos a seguir caminhos semelhantes. Começaremos com a Aline Jansen, que defendeu sua dissertação em 2017 e hoje faz doutorado em Administração na UFRGS.

“Vim para Sydney para aprimorar o inglês e poder me aproximar de possíveis coorientadores australianos para a minha tese, pois acreditava que pessoalmente o contato seria mais fácil. Fiz uma pesquisa longa sobre as universidades, as pesquisas desenvolvidas, as organizações governamentais envolvidas com projetos na área, que é a digitalização da agricultura e, é claro, sobre os meus possíveis coorientadores. Para a minha surpresa, vários professores responderam o meu e-mail e se dispuseram a fazer uma reunião para conversarmos sobre quais eram os meus planos. Após me reunir pessoalmente com 4 diferentes professores em Sydney e fazer reuniões online por Skype com dois professores de outros estados, acabei optando por dar seguimento nos meus estudos no exterior na University of Technology Sydney com a Profa. Dra. Moira Scerri, que me acolheu de braços abertos e era a que tinha a linha teórica mais próxima da minha. A orientação ocorreu como nas minhas experiências no Brasil, na sala da professora (dentro de um prédio lindo, como dá pra ver nas fotos) numa conversa em que ela me indicou alguns caminhos a seguir, mas principalmente, tinha muito interesse em saber o que eu gostaria de pesquisar. Vamos ter reuniões quinzenais para acompanhamento da minha evolução e para discussões teóricas, inclusive com outro professor que ela convidou para participar em conjunto. Acredito que o maior desafio será a língua, pois a escrita formal é mais complicada que a conversa informal do dia a dia, mas isso vai sendo superado com a prática. Com relação à educação, percebo que eles têm mais investimentos financeiros nas universidades e muitas parcerias público-privadas para que consigam mais verbas para projetos e bolsas. Apesar de nos menosprezarmos por sermos um país emergente, a qualidade da educação superior do Brasil é alta e devemos nos arriscar nessas experiências no exterior para que sejamos cada vez mais reconhecidos. Se alguém tiver dúvidas ou quiser mais informações/dicas sobre vir para cá e estudar parte do doutorado aqui na Austrália, pode entrar em contato pelo meu e-mail aline_jansen@yahoo.com.br que eu terei prazer em ajudar no que puder”.

Publicado em 04/04/2019, na categoria Sem categoria.
Translate »