Início do conteúdo
Eventos del área

I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande

I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais (EPRI) é um evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Destina-se à apresentação e publicação de trabalhos que contenham contribuições preliminares ou resultados finais de pesquisas realizadas. O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, pós-graduados, graduados e pesquisadores de Relações Internacionais e áreas afins, como Direito, Economia, Comércio Exterior, Hospitalidade, Geografia, História, dentre outros.

Espera-se fomentar não apenas o debate interno e especializado na área de RI, mas também levar a cabo o debate das próprias fronteiras disciplinares. Mais precisamente, trata-se de incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, com vistas a incentivar o conhecimento, o debate acadêmico e o avanço teórico e metodológico das RI no Brasil e América Latina.

O I Encontro de Pesquisa de Relações Internacionais receberá trabalhos de pesquisa nas áreas de (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional e (d) Estudos de Fronteiras.
 
As informações sobre o evento podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.epri.furg.br
 
A chamada de trabalhos (Resumos Expandidos) está aberta até o dia 06/11/2017. 

 

IV Congresso Internacional Thomas Hobbes

 

 

De 23 a 26 de outubro de 2017, na UNILA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Seminário Mídia, Política e Eleições – Crise, Representatividade e Política – PUC-SP e NEAMP

O IV Seminário MPE, organizado pelo Neamp/PUCSP, prorrogou o prazo para o recebimento dos resumos para GTs que compões o seminário e, também, para os painéis e pôster, para o dia 21/09.

O IV Seminário Mídia, Política e Eleições – Crise, Representatividade e Política, realizado pela PUC-SP e o NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política), a ocorrer na PUC-SP entre os dias 08 e 10 de novembro.
A conferência de abertura, com o tema Crise, Representatividade e Política, contará com a presença dos pesquisadores Fernando Azevedo (UFSCar)Sergio Amadeu (UFABC) e Marcos Teixeira (FGV-SP) e mediação da pesquisadora Rosemary Segurado (PUC-SP).

Contamos com uma programação com GTs e sessão de pôster e painéis que recebem trabalhos relativos às áreas de estudos de Comunicação e PolíticaSistema PolíticoInternet e Política e Novas Práticas Políticas.
Contamos também na nossa programação com minicursos que exploram novas metodologias dentro da pesquisa em ciências sociais, como o curso de «Redes Sociais Digitais – Softwares de Monitoramento e Análise Quantitativa de fluxos interacionais no Facebook», o de «Desafios Metodológicos da Análise Visual no Universo da Política e da Comunicação», e também o minicurso «Análise quantitativa de texto – introdução
ao Iramuteq».

 

2a Jornada de Ciência Política – Programa de PósGraduão em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria

A 2a Jornada de Ciência Política, promovida pelo Programa d e PósGraduão em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria e organizada pelos cleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades (NEDD) e  Núcleo de Pesquisa e Estudos eCiência Política (NPCP), visa, analisar e debater o tema Eleições Presidenciais e a Estruturação da Competição Política, em suas diferentes possibilidades e abordagens
O evento ocorre nos dias 25 e 26 de outubro e, em termos gerais, visa reunir comunidade acadêmica das áreas de Ciência Política, Ciências  Sociais, Serviço Social, Direito, Relações Internacionais, Economia, Hisria , Filosofia e, entre outras, Administração, da própriUFSM e de outras instituições, para debater e analisar a s questões que envolvem o processo político brasileiro.
Podem submeter trabalhos, conforme Edital em anexo, estudantes de graduação e pós-graduação e graduados e pós-graduados.

EDITAL SUBMISSÃO DE TRABALHOS – II JORNADA DE CIÊNCIA POLÍTICA

 

I Curso de Inverno do PPG em Relações Internacionais da UFSC

O I Curso de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina será realizado de 17 a 21 de julho em Florianópolis/SC.

Em sua edição de abertura, teremos o prazer e a honra de receber a professora Dra. Monica Hirst, que compartilhará sua experiência prática e acadêmica no tema Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Inscrições realizadas até 30/06 beneficiarão de um desconto de até 30%. Mais informações podem ser encontradas em http://cursoinverno.ppgri.fepese.ufsc.br/ ou pelo endereço eletrônico cursoinverso.ppgri@gmail.com.

http://cursoinverno.ppgri.fepese.ufsc.br/
Ciclo de Conferências – ILEA/PPG em Sociologia – UFRGS

 

Aula Inaugural – PPG em Ciências Sociais da Unisinos

O PPG em Ciências Sociais da Unisinos convida para a Aula Inaugural do semestre de 2017/1.

Data: 22/03/2017

Horário: das 17h30 às 19h

Local: Sala B09 204

Título: A reflexividade sociológica: desafios conceituais e metodológicos

Prof. Dr. Pedro Robertt – PPG em Sociologia/ PPG Ciência Política – UFPel

 

7º COMPOLÍTICA

ATENÇÃO: Prazo de envios de resumos prorrogado para 20 de março!

NOVO Cronograma:

* ATÉ 20 DE MARÇO DE 2017 – Envio de resumo expandido
* ATÉ 03 DE ABRIL DE 2017 – Divulgação dos resumos selecionados
* ATÉ 30 DE ABRIL DE 2017 – Envio do trabalho completo

Veja mais informações no site do evento (abaixo) e aqui.

Submissão de resumos até 11 de março

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promovem, de 10 a 12 de maio de 2017, em Porto Alegre, a sétima edição do Congresso da Compolítica.
Com o tema «Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo«, o 7º COMPOLÍTICA abre espaço para debater a conjuntura atual, com questões e perplexidades políticas, sociais e midiáticas da conjuntura nacional. A programação do Congresso abrange conferência de abertura, mesas de debates, entrega do Prêmio Compolítica de melhor tese e dissertação, lançamento de livros, atividades culturais e 9 grupos de trabalho.

Mais informações, no site: https://www.ufrgs.br/compolitica2017/

 

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Metodologia em Ciências Humanas

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) convida estudantes de Graduação, Pós-Graduação e jovens Doutores a participarem da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Metodologia em Ciências Humanas.

 A ESPCA é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

 A ESPCA em Metodologia em Ciências Humanas será realizada de 10 a 21 de julho de 2017 na Unicamp (Campinas, São Paulo, Brasil). Os cursos serão ministrados em língua inglesa, com um total de 20h cada, e os estudantes selecionados serão integralmente financiados pela Fapesp. Além de participar dos cursos, os alunos deverão apresentar as pesquisas que desenvolvem em workshops.

Mais informações no Anexo.

 

9 º Congreso ALACIP 26-28 de Julio de 2017, Montevideo

Convocatoria para envío de propuestas de participación al 9º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política: http://alacip.org/?p=7048

La fecha límite para el envío de resúmenes y paneles para el 9º Congreso ALACIP ¿Democracias en Recesión? es el 15 de enero. 

 

8ª IPSA-USP Escola de Verão em Conceitos, Métodos e Técnicas de Ciência Política

A Escola está recebendo inscrições até 4 de outubro de 2016.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado-da-arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e analise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e professores. A 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017.

Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês.

Mais informações em: http://summerschool.fflch.usp.br/

 

 

10. Encontro ABCP

Ocorrerá em Belo Horizonte, de 30 de agosto a 02 de setembro de 2016.

Mais informações em: http://www.encontroabcp2016.cienciapolitica.org.br/

 

Translate »