Início do conteúdo

Recomendações sobre Qualificações e Defesas

A partir da portaria da CAPES publicada no dia 20 de março de 2020, a qual dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-36-de-19-de-marco-de-2020-249026197) a Coordenação do PPGCEM recomenda que as defesas e qualificações já agendadas mantenham suas datas e as realizem via videoconferência.

Como ferramenta pode ser utilizado o sistema de webconferência institucional da UFPEL disponível em: http://webconf.ufpel.edu.br  . A plataforma pode ser utilizada para atividades como aulas, reuniões, monitorias, treinamentos, apresentações de trabalhos e bancas. Servidores técnicos e docentes podem criar as salas virtuais e disponibilizar acesso ao público. Basta clicar no endereço e utilizar os mesmos dados de acesso ao Cobalto. O organizador pode enviar convites de participação ao público – que pode ser da comunidade da UFPel ou não -, escolhendo inclusive quem recebe permissão para ser moderador ou apenas participante.

A continuidade das atividades de qualificação e defesa via videoconferência fica a critério dos orientadores, em comum acordo com as bancas avaliadoras.Se optarem por manter as datas, o melhor horário de realização é cedo pela manhã, para evitar o congestionamento da internet. Além disso, os questionamentos da banca sobre os projetos/dissertações/teses podem ser registradas em forma escrita e enviadas ao aluno, que terá um prazo de 24 horas para responder.

Se orientador e banca definirem que essas dificuldades logísticas tornam inviável a qualificação/defesa, a data pode ser adiada em até 60 dias, conforme a portaria da CAPES.

As atividades de Seminários ficam suspensas por igual período.

Publicado em 24/03/2020, na categoria Sem categoria.