Professores do PPGCEM participam de Missão Institucional no Canadá

Os professores da UFPel Neftali L V. Carreño (Coordenador do sub-Projeto Print/CAPES) e Cláudio M. P. Pereira (PPG em Ciência e Engenharia de Materiais), juntamente com os professores Luciano da Silva Pinto (PPG em Biotecnologia) e Elessandra da Rosa Zavareze do (PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA) participaram, entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2019, de uma Missão Institucional da CAPES Print/UFPel no Canadá, a qual contou com visitas às Universidades de Guelph e de McMaster.

A missão teve como objetivo consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e as Universidades de Guelph e McMaster, estimulando o intercâmbio de discentes e pesquisadores e consequentemente a internacionalização da UFPel.Os docentes participaram de reuniões de trabalho para elaboração de um plano de colaboração entre as instituições, com projetos nas áreas de Nanotecnologia de Biomateriais, destacando alguns temas, tais como nanomateriais, embalagens ativas e inteligentes para as áreas da saúde e alimentos; hidrogéis a base de nanocelulose; nanoestruturas 3D, regeneração óssea entre outros.

Os professores já possuem colaborações em andamento com o Professor Loong-Tak Lim (University of Guelph – UoG) desde 2013 e com a Professora Kathryn Grandfield e na (University of McMaster), desde 2017. Além disso, dois discentes do PPGCEM já realizaram doutorado sanduíche na Universidade de McMaster e no total já foram publicados 4 artigos científicos em conjunto com esta instituição canadense.

Publicado em 11/10/2019, na categoria Notícias.