Convite para Webinar – 17/08/2020

Convidamos todos a prestigiar o Webinar da disciplina de Seminários I, II e III. Abaixo, informações sobre o evento.

WEBINAR: “Estratégias para a determinação de elementos químicos: desafios na interface entre a química analítica e as ciências biológicas”

Data:  17 de agosto de 2020, 14 h

PALESTRANTE: Diogo La Rosa Novo

Acesse o link (Google Meet): https://meet.google.com/qxb-rfif-xga para participar da palestra

RESUMO DO SEMINÁRIO:

A determinação de elementos químicos em amostras biológicas representa uma importante ferramenta para avaliar os efeitos biológicos de fontes endógenas e/ou exógenas. Essa estratégia vem sendo amplamente utilizada para elucidar toxidinâmica e toxicinética de elementos químicos; demarcar população exposta a ambientes poluídos e avaliar medicamentos e moléculas bioativas. Contudo, a determinação de elementos não é uma tarefa trivial e existem muitos desafios associados. Atualmente, resultados estabelecidos por importantes laboratórios clínicos internacionais, citados como referência em artigos científicos, podem ser, no mínimo, questionáveis. Assim, algumas estratégias desenvolvidas na interface entre a química analítica e as áreas biológicas serão apresentadas. Algumas delas, encontram-se aplicadas no acompanhamento e na busca por tratamentos alternativos para o hipotireoidismo, a doença de Parkinson, a exposição a ferro e manganês, o estresse oxidativo e a dor neuropática.

SHORT CV: Diogo La Rosa Novo possui graduação em Química Industrial (2014), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com doutorado sanduíche na Universidade de Ghent (Bélgica). Atualmente realiza pós-doutorado júnior na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui experiência na área de Química Analítica, atuando no desenvolvimento/aplicação de métodos de preparo de amostras e técnicas espectrométricas, cromatográficas e potenciométricas.