Convite para Webinar – 03/08/2020

Convidamos todos a prestigiarem o Webinar das disciplinas de Seminários I, II e III no dia 03/08/2020, às 14h. Abaixo, seguem informações do evento.

Acesse o link (Google Meet): https://meet.google.com/qxb-rfif-xga para participar da palestra
WEBINAR: “Estudos para avaliação da toxicidade de nanotubos de carbono em ratos”

Data:  03 de agosto de 2020, 14 h

PALESTRANTE: Paola de Azevedo Mello

RESUMO DO SEMINÁRIO: Estudos relacionados à toxicidade dos nanomateriais têm sido propostos de maneira crescente, uma vez que estes já são utilizados para os mais diversos fins, mesmo sem algum controle específico. Neste sentido, os nanotubos de carbono (CNTs) merecem atenção tendo em vista às suas potencialidades para utilização na medicina e em áreas relacionadas. É importante destacar que apesar da inexistência de normas que regulamentem a segurança, a toxicidade dos CNTs pode variar devido à diferença no tamanho, na morfologia, na estrutura, na pureza, no tipo e na quantidade de impurezas metálicas e na funcionalização que pode estar presente. Apesar de todos os esforços, tanto no âmbito nacional quanto internacional, ainda inexistem leis que regulamentem os nanomateriais de maneira adequada. Apesar dos esforços para mensurar o potencial efeito tóxico dos CNTs, muitos questionamentos e respostas contraditórias são encontrados na literatura. Nas últimas duas décadas, diversos estudos sobre os possíveis efeitos tóxicos dos CNTs in vitro e in vivo foram relatados. No que diz respeito à presença de CNTs em tecidos animais, a estratégia indireta de determinar a concentração dos metais, principalmente aqueles utilizados como catalisadores no processo de síntese, pode ser considerada promissora. Nessa linha, nosso grupo de pesquisa tem avaliado métodos para a análise de tecidos, fluidos e pelos de ratos submetidos a tratamentos com CNTs, possibilitando identificar onde estes se concentram, de maneira indireta, pela determinação de metais contaminantes dos CNTs.

SHORT CV: Paola de Azevedo Mello é Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é Professora Associada, junto ao Departamento de Química. Da UFSM, onde atuou como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos (2015 a 2017), Subchefe do Departamento de Química (2014 a 2017) e Chefe do Departamento de Química (2018). É Assessora Adjunta de Gabinete do Reitor, atuando na Secretaria do Apoio Internacional. É membro do Colegiado do Departamento de Química e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. É Vice Coordenadora Institucional do Programa PAEC-OEA GCUB. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM. É membro da equipe do Programa de Recursos Humanos (PRH) “Processamento de Petróleo e Biocombustíveis” da ANP na UFSM, atuando como orientadora e como membro do Comitê Gestor. É membro do Comitê de Assessoramento de Química da FAPERGS. Totaliza 45 orientações concluídas de iniciação científica/trabalho de conclusão de curso, 04 dissertações de mestrado e 01 tese de doutorado como orientadora principal, além de co-orientações. Possui 10 capítulos de livros publicados e 80 publicações de artigos, com fator H 24. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e em Processos Industriais empregando Ultrassom e Micro-ondas.