Início do conteúdo
PPI

Documento pelo qual a instituição estabelece suas políticas de ensino, pesquisa e extensão. Deverá nortear as práticas acadêmicas da Instituição, tendo em vista sua missão, visão e princípios fundamentais.

O documento elaborado coletivamente traz novas construções sobre a identidade organizacional, os mecanismos de inserção regional, nacional e internacional, as políticas de ensino de graduação e pós-graduação, extensão, inovação, ações afirmativas, diversidade e inclusão, permanência, qualidade acadêmica, sustentabilidade e meio ambiente. O PPI, conforme a legislação, é um dos documentos essenciais que estabelece a UFPel como Instituição de Ensino: é um instrumento de gestão acadêmica, de orientação política, filosófica, teórica e metodológica, que leva em conta a sua inserção regional, missão, vocação, visão, objetivos e suas características históricas.

Acesse aqui o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) vigente 

 O PPI para a vigência 2023- 2036 resulta de processo participativo desde maio de 2021, com todos os segmentos da UFPel e a comunidade externa, para atualizar as diretrizes institucionais, com base em sua realidade, desafios e perspectivas.

Confira a Metodologia participativa utilizada para elaboração do Projeto Pedagógico Instituciona(2022 – 2036)