Início do conteúdo
Apresentação

O segundo ciclo de Planos de Desenvolvimento das Unidades

Considerando o atual estado de planejamento na UFPel, amplamente participativo e descentralizado, com um novo PDI vigente (2022-2026) e iniciando seu segundo ciclo de PDUs, a pirâmide, já invertida no primeiro ciclo, novamente é objeto de debates, especialmente no aprofundamento de um processo democrático e dialógico, surgindo em seu lugar um carrossel do planejamento, onde os documentos que o compõem não mais exercem entre si uma hierarquia, mas inter apoiam-se. sustentados por uma comunidade protagonista que os construiu coletivamente.  

Este segundo ciclo dos PDUs, cuja elaboração se inicia em 2022, dá sequência a essa caminhada de planejamento institucional da UFPel, atentando para características específicas de cada unidade, seja ela administrativa, seja acadêmica. Nesse sentido, ressalta-se a importância da natureza tática preponderante nas unidades administrativas, em sua tarefa de definição dos caminhos possíveis para a execução das estratégias institucionais. 

Por sua vez, tem-se nas unidades acadêmicas a preponderância da natureza operacional das ações a serem realizadas, pretendendo concretizar objetivos e metas previstos nas dimensões anteriores (estratégica e tática). Daí a necessária elaboração prévia dos PDUs das unidades administrativas a fim de que as acadêmicas possam tomar conhecimento a respeito dos caminhos táticos traçados. 

Em vista de tais inovações, com a finalidade de facilitar e harmonizar o processo de elaboração dos PDUs, um template para seu preenchimento está disponibilizado na segunda edição do “Guia para elaboração dos planos de desenvolvimento das unidades da UFPel 2022-2024”. Procurou-se, com isso, de maneira didática apontar os requisitos necessários desses documentos, incluindo a necessidade da previsão de indicadores para auferir a correta execução dos objetivos previstos.

Enfim, nunca é demais ressaltar que o PDI 2022-2026 constitui-se como documento indispensável para a elaboração dos PDUs, tornando-se um elo de ligação entre as unidades e a instituição e entre ambas com as comunidades interna e externa. Tais comunidades são, especialmente, valiosas participantes de todo esse processo em sua construção dialógica, possibilitando um planejamento universitário mais democrático e coletivo.

Chegou a hora de dar mais um giro no carrossel do Planejamento Universitário da UFPel!

Participe!

Vem aí o segundo ciclo de PDUs! Acesse aqui o Guia para Elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades.

Informe-se na direção de sua Unidade sobre como participar da elaboração do PDU. 

Informações também podem ser obtidas no portal UFPel, na página da PROPLAN, ou por email, escrevendo para cdip@ufpel.edu.br com a sigla PDU no título.

Acesse aqui os PDUs Táticos e os PDUS Operacionais.