PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE – PDU – 1º ciclo
Um novo processo de Planejamento está começando na UFPel. Mas, afinal de contas:

O que é Planejamento?

É possível dizer que o planejamento de uma instituição tem três dimensões: a estratégica, a tática e a operacional.

Dimensão estratégica é aquela que estabelece um horizonte para as mudanças, define eixos temáticos e objetivos gerais de longo prazo. Na UFPel, objetivos estratégicos estão reunidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (o PDI), que estará em vigor até 2020.

A dimensão tática corresponde aos caminhos possíveis e viáveis para transformar a realidade. Táticas eficientes não podem perder de vista os objetivos estratégicos, mas também precisam levar em conta transformações inesperadas no contexto em que a instituição está inserida.

Já a dimensão operacional é aquela na qual as ações planejadas são executadas.  Nessa dimensão, mais próxima do cotidiano, se define com precisão a aplicação direta dos recursos humanos, infraestruturais e orçamentários disponíveis.

Como se dá o  Planejamento na Universidade?

Universidades são instituições muito complexas, povoadas de pessoas que têm diferentes projetos, objetivos e desejos. Ao contrário do que acontece em empresas privadas, nas universidades públicas o poder de decisão está disperso, e é exercido em muitos níveis, com diferentes escalas de valor.

Essa condição faz com que o planejamento universitário tenha que levar em conta uma grande diversidade de opiniões, sem perder de vista a necessidade de pactuar objetivos de interesse comum.

Boa parte do sucesso do planejamento em universidades depende do efetivo envolvimento de muitas pessoas na definição de estratégias, táticas, ações e metas. Isso pode parecer difícil, mas só assim as ações planejadas ganham legitimidade, envolvem e comprometem uma coletividade tão diversificada.

Existem muitas maneira de planejar no ambiente universitário. O Plano de Desenvolvimento da Unidade (P.D.U.) é uma delas, e está previsto no PDI da UFPel desde 2015. Chegou a hora de fazê-lo acontecer!

O que é o PDU?

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (P.D.U.) é o principal instrumento de descentralização do planejamento universitário.

Planejar uma instituição complexa não deve ser tarefa para um pequeno grupo de pessoas fechadas numa sala. A existência de PDUs permite que as decisões que interferem no futuro da Universidade sejam tomadas com ampla participação de seus professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Isso significa que as pessoas podem e devem expressar no PDU o que desejam para o futuro próximo, estabelecendo metas de curto prazo, e indicando o que cada um e cada uma precisa fazer para que essas metas sejam alcançadas.

Por meio do PDU, os problemas são identificados por quem mais é afetado por eles, estabelecendo prioridades, escolhendo indicadores e meios de avaliação. Isso deve fazer surgir na UFPel uma nova cultura de planejamento, descentralizada e socialmente referenciada.

A elaboração do PDU é uma importante oportunidade de reflexão sobre a relação da Unidade com o restante da Universidade e com toda a Sociedade. Ele permite apresentar, avaliar e debater a situação atual, revendo e propondo inserções e compromissos sociais para os próximos dois anos, ou quatro semestres letivos.

O processo todo terá o suporte da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, que sugere um calendário de elaboração, acompanha e apoia a realização de suas etapas, fornece dados e propõe uma estrutura mínima para o documento final.

Esta estrutura será a mesma para todos os PDUs da UFPel, o que permitirá que eles se articulem com o PDI que já existe, e estejam em sintonia com táticas e diretrizes institucionais mais amplas, sem prejudicar o envolvimento coletivo, e o surgimento de novas iniciativas em cada Unidade.

Na UFPel, os PDUs também vão subsidiar a elaboração do próximo PDI, e deverão influenciar decisões de gestão e políticas internas. Isso quer dizer que futuras estratégias comuns a toda a UFPel serão feitas levando em conta os Planos de Unidades, o que corresponde a uma inversão da pirâmide do Planejamento, colocando as escolhas da maior parte das pessoas no topo, não na base da Planejamento Universitário.

Participe do Planejamento Universitário! Se informe na direção de sua Unidade sobre como participar da elaboração do PDU. Informações também podem ser obtidas no portal UFPel, na página da PROPLAN, ou por email, escrevendo para cdit@ufpel.edu.br com a sigla PDU no título.

A UFPel quer saber: o que planejas?

Guia para Elaboração de PDU’s – Este documento está sendo atualizado e será lançada nova versão em breve.

Folder sobre PDUs 2018 (1)

Indicadores