Com o objetivo de facilitar o entendimento sobre Planejamento Universitário e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (acesse aqui o PDI 2022-2026) a CDIP/PROPLAN organizou um material, estruturado em perguntas e respostas, com conceitos básicos sobre planejamento institucional universitário.
Acesse o material clicando aqui ou acompanhe abaixo:
- O que é um PDI?
O PDI é um documento institucional de planejamento e gestão que estabelece as diretrizes a serem seguidas pela instituição nos próximos 5 anos, através de objetivos estratégicos, objetivos específicos, ações e indicadores; considerando sua identidade, estrutura organizacional e comunidade acadêmica.
O PDI está previsto no Decreto n° 9235/2017, sendo um dos requisitos obrigatórios para avaliação de cursos superiores.
- O que são objetivos estratégicos?
Objetivos estratégicos são desafios que precisam ser alcançados para que a instituição consiga trilhar o caminho desejado.
- O que são objetivos específicos?
Os objetivos específicos detalham cada objetivo estratégico, expondo resultados que se pretende alcançar a partir deles.
- O que são ações?
As ações são as atividades que devem ser realizadas para o alcance de cada objetivo, configurando-se como o nível mais específico e detalhado de execução.
- O que são indicadores?
Indicadores são recursos metodológicos que informam acerca do alcance dos objetivos e/ou realização das ações, por isso podem servir de parâmetro para propostas de transformação, ou para decisões de gestão. Estabelecendo metas a serem alcançadas é possível avaliar a execução através da sua medição. Para criar um bom indicador é fundamental entender o objetivo a que se quer chegar e em seguida, definir uma medida que possa indicar se esse objetivo está sendo alcançado, por exemplo, o percentual de diplomação por semestre.
- O que é cronograma?
O cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle onde são apresentados os objetivos e/ou as atividades a serem executadas durante o período de execução do PDI, recebendo prazos e metas individuais que servirão de base para avaliar a execução do Plano.
- O que é um PDU?
Os PDUs são Planos de Desenvolvimento das Unidades, elaborados de forma participativa na UFPel, onde são apresentados os planejamentos táticos das unidades administrativas e operacionais das unidades acadêmicas, servindo de base para a proposta de elaboração de objetivos estratégicos e específicos quando da renovação do PDI.
- O que é o orçamento participativo da UFPel?
O orçamento participativo é uma peça de gestão compartilhada onde parte dos recursos da universidade têm sua aplicação definida pela comunidade acadêmica, através de ampla participação, servindo de base para a elaboração de objetivos estratégicos do novo PDI.
- O que é a avaliação discente de disciplinas?
A avaliação discente de disciplinas é o momento em que os alunos podem avaliar todas as disciplinas em que estão matriculados e todos os professores com os quais têm aula. A avaliação considera o trabalho do professor, a infraestrutura oferecida pela Universidade para a disciplina, a disciplina propriamente dita, o desempenho do próprio estudante na disciplina, entre outros aspectos, servindo de base para a elaboração de objetivos específicos do novo PDI.
- O que é obrigatório no PDI?
O conteúdo mínimo do PDI é definido pelo Artigo 21 do Decreto nº 9235, de 2017, onde são apontados a necessidade de objetivos e metas, Projeto Pedagógico Institucional (PPI), organização didático pedagógico, planejamento de oferta de cursos, funcionamento administrativo, infraestrutura, entre outros aspectos.
- Quem é o responsável pela elaboração do PDI?
As Instituições de Educação Superior (IES) Públicas são responsáveis pela elaboração de seus PDIs. Na UFPel, o PDI 2022-2026 foi elaborado com base na metodologia aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUN), através da Resolução nº 46, de 2021, onde a etapa de elaboração é conduzida pelas Comissões de Elaboração do PDI, constituídas de forma participativa e subsidiadas pelo Conselho de Planejamento (COPLAN). Além disso, a participação da comunidade também se deu através de consultas e formulários amplamente divulgados.
- Como foi o processo de elaboração do PDI (2022-2026)?
O processo de elaboração do PDI foi participativo, aprovado através da Resolução nº 46, de 2021, do CONSUN, compreendendo quatro grandes passos: avaliação, diretrizes, elaboração e aprovação.
A avaliação consistiu na análise dos Relatórios de Gestão dos anos de 2015 a 2020 e na realização de seminários internos com os setores responsáveis pela execução, com a finalidade de avaliar o PDI 2015-2021. A Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP) organizou um documento reunindo as informações colhidas a esse respeito. Acesse aqui o Relatório de execução e avaliação do PDI 2015-2021.
Na etapa de diretrizes, foram definidos os objetivos estratégicos e específicos do novo PDI, tendo como base a análise de documentos prévios elaborados participativamente, como os PDUs, o orçamento participativo e a avaliação discente de disciplinas, além da consulta à comunidade através de formulário online. Assim, a renovação participativa do PDI foi iniciada com a mobilização da comunidade para elaboração participativa dos documentos citados acima, em 2018 e 2019.
A etapa de elaboração consistiu na redação do novo PDI e na elaboração de suas metas, indicadores e cronograma.
Por fim, a aprovação do documento se deu a partir do CONSUN.
- O que fizeram as Comissões de Elaboração do PDI?
As Comissões de Elaboração do PDI foram responsáveis por redigir o documento final, com especial atenção aos objetivos estratégicos e específicos e às ações geradas na etapa de diretrizes, além de propor as metas, indicadores e cronograma para a execução do PDI 2022-2026. Elas podem, igualmente, complementar ações, além de analisar e avaliar a transição entre o PDI (2015 – 2021) e o PDI (2022 – 2026). Todo o trabalho realizado pelas comissões foi submetido ao COPLAN, que após análise, enviou o texto à aprovação final.
- Quem aprovou o PDI?
A aprovação final do PDI é realizada pelo Conselho Universitário.
- Qual o horizonte de planejamento do PDI e qual a sua periodicidade de execução?
O horizonte de planejamento do PDI se dá a partir das grandes ambições da comunidade acadêmica, abordando, através de objetivos estratégicos e específicos desdobrados em ações, as estratégias traçadas para alcançar o desejado. O olhar estratégico para a instituição como um todo faz com que o PDI se diferencie de outros documentos de planejamento, como os PDUs, por exemplo, que abordam objetivos e ações a partir das especificidades do cotidiano de cada unidade.
O novo PDI tem vigência de cinco anos, conforme dispõe o item 19.2 do anexo da Portaria nº. 21, de 2017, do Ministério da Educação (MEC).
- Qual a relação entre PPI e PDI?
Tanto o PPI quanto o PDI são fundamentais para a definição da identidade da instituição e indicam intenções e propostas de inovação que pretendem alcançar, entretanto, o primeiro norteia as práticas acadêmicas da instituição enquanto o segundo está mais ligado com a prática e os resultados institucionais. O PPI é o documento orientador das aspirações acadêmico-pedagógicas institucionais, ou seja, das atividades fim da universidade, enquanto o PDI traça a completude de todas as naturezas de ações visando viabilizar as concretizações.