FAZENDO ARTE!

O objetivo principal deste contexto é promover às crianças seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação infantil: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, através da interação e das brincadeiras, externalizando seus sentimentos, imaginação e criatividade por meio de diferentes linguagens e expressões artísticas.

Além disto, visa oportunizar experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas e sociais, por meio da elaboração de peças artísticas com o uso de diferentes recursos e materiais, e manuseio de objetos diversos.

O contexto está organizado em cinco estações com diferentes recursos e materiais, cada uma dedicada a um tipo de linguagem artística: literatura, artes plásticas (desenho, pintura e colagens), música, figurino e palco (teatro de fantoches e dramatização).

Além de estimular o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a associação de linguagens artísticas na criação de histórias é também uma interessante ferramenta para valorização das contribuições individuais como elemento formador da identidade. São ainda, capazes de enriquecer o vocabulário e desenvolver a capacidade de argumentação e organização lógica do pensamento e da ordem dos
fatos.


• REGISTROS •