TRABALHANDO OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES

Participantes: Luca Toni 8 anos e Antonia Carolina 5 anos.

Objetivos de aprendizagem: Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos em si e nas pessoas em sua volta, ampliando a atitude da empatia pelos outros

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.

Intencionalidade da situação de aprendizagem: Permitir que as crianças expressem suas emoções através da brincadeira. Trabalhar as emoções com as crianças desde cedo é fundamental, pois é através do reconhecimento das emoções que elas compreendem o que sentem e podem expressar isso com maior habilidade e autorregulação, solucionando os conflitos que surgem com mais facilidade e menos sofrimento.

Desenvolvimento da situação de aprendizagem: A primeira etapa foi feita a leitura do livro “ O livro dos sentimentos”, do autor Todd Parr para as crianças. Após a leitura, fiz algumas perguntas relacionadas ao livro, como: O que mais chamou atenção no livro, se as situações descritas no livro acontecem com ele(a) e se acontece com as pessoas do seu convívio. As respostas de ambas as crianças foram iguais, todas se identificaram com alguns sentimentos, principalmente o sentimento de alegria, que remete a coisas boas, por estarem em casa com os seus familiares, e o sentimento de tristeza remete ao isolamento social, por não estarem indo para a escola e por não estarem convivendo com seus amiguinhos de escola.

Após o diálogo sobre o livro, produziram desenhos sobre os sentimentos que elas mais se identificavam.

REGISTROS

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e criança
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e área internaNenhuma descrição de foto disponível.Pode ser uma imagem de 2 pessoas