• A NATUREZA QUE NOS CERCA •

(pelos olhos de Otávio)

Participante Otávio, 5 anos.

Proporcionar oportunidades de descobertas sobre a multiplicidade da natureza e sua variedade de formas, texturas, cores, cheiros, sensações. Desenvolver afinidade com material desconhecido, como tesoura sem pontas, cola, fita, lápis coloridos, canetinhas e folhas. Reproduzir, através do desenho, como ele enxerga a natureza que ele vê todos os dias, ao sair de casa. Brincar fazendo a escolha de plantas e durante a colagem delas no papel e, depois, escolhendo cores para reproduzi-las em forma de desenho.

Este contexto investigativo foi montado pensando nos materiais que tínhamos acesso e como usá-los de forma que a criança demonstrasse interesse por algo novo e, de maneira divertida, aprender sobre a variedade que a natureza nos traz. Neste caso, especificamente, ao manusear uma tesourinha pela primeira vez para “podar”. Proporcionar que a criança descubra a natureza através de uma nova perspectiva e para que ela mesma perceba a imensa variedade que essa natureza possui.

• REGISTROS •