BRINCANDO DE DESCOBRIR

 

Participante Isabella, 8 meses.

Dentre os objetivos do contexto investigativo estão: observar o ambiente aguçando a curiosidade pelos materiais expostos no contexto; Estimular a livre manipulação e descoberta sobre cada elemento presente; Observar as habilidades e sensações da criança da diante de cada objeto; Explorar os objetos, suas cores e texturas.

Ao criar esse contexto me inspirei na minha infância, pois brincava muito com água, areia e adorava desenhar e pintar quadros com tintas. Então, adaptei minhas ideias e lembranças para bebês com a intenção de observar como seria o primeiro contato do bebê que participou com esses mais variados elementos, e assim, ver sua reação diante de cada nova descoberta de texturas, cores, formatos e da própria expressão corporal na manipulação desses elementos.

No decorrer da experiência o bebê se mostrou bastante entusiasmado com todas as descobertas. Já que é essa a intenção quando se cria um contexto investigativo, deixar a criança tirar do ambiente seu aprendizado através de sua autonomia. Foi uma experiência muito interessante e prazerosa para nós duas, eu como futura pedagoga já vi com outros olhos e pude analisar cada etapa de descobertas e aprendizados dela. E para ela foi visível no rostinho e gestos à empolgação com tudo que vivenciou. As imagens da criança presente neste contexto foram autorizadas pelos pais.


REGISTROS