RESUMO: O artigo versa sobre as atividades do projeto de extensão PhotoGraphein vai à Escola, realizadas na EMEF Peixoto Primo, situada no Balneário Cassino (Rio Grande, RS), com ênfase nas questões relacionadas ao meio ambiente. O foco temático se justifica, visto que a escola está localizada nas proximidades da orla da Praia do Cassino.
PRÁTICAS DA ARTE/EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRADUZIDAS EM VISÕES ESTÉTICAS DA CEGUEIRA
RESUMO: O artigo traz reflexões sobre questões relacionadas a práticas pedagógicas em Artes Visuais, discutindo o uso das novas tecnologias como recursos potentes para a realização de experiências sensoriais e artísticas na escola, resultantes de problematizações acerca das relações do homem contemporâneo com o meio, social e natural.
O PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA: A FOTOGRAFIA AMPLIFICANDO OLHARES
RESUMO: O projeto O PhotoGraphein vai à escola insere-se no âmbito de ações extensionistas realizadas pelo PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq. Ele tem por objetivo proporcionar a estudantes do ensino médio a construção de conhecimentos no campo de Artes Visuais, tendo como tema propulsor uma prática de produção de imagens comum a todos eles, a fotografia, utilizando-a como recurso amplificador do olhar sensível e crítico sobre o cotidiano. A metodologia consiste em exposições dialogadas sobre a história da fotografia; apresentação de vídeos e imagens; confecção de câmeras fotográficas artesanais utilizando latas-de-sardinha como base; saída de campo e montagem de exposição. A construção de “máquinas” fotográficas artesanais é uma experiência diferenciada e provocadora, visto que as imagens resultantes destes equipamentos são sempre inesperadas e instigantes. Elas se constituem como registros criativos que transcendem à condição documental inerente às imagens fotográficas, provocando os olhares e estimulando a reflexão sobre o visto. Atualmente o projeto encontrase em desenvolvimento no Colégio Sinodal Alfredo Simon, com um grupo de trinta estudantes, como uma atividade extracurricular. O conjunto de ações viabiliza a realização de experiências lúdicas em prol de leituras visuais do mundo, estéticas e críticas, na consideração da importância que as imagens desempenham no cotidiano contemporâneo. Sendo assim, as atividades suprem a demanda da escola em relação a esse tema, além de possibilitar discussões facilitadoras da construção de um conhecimento teórico-prático em consonância com a realidade, tendo na fotografia um recurso didático.
Experimentações no PhotoGraphein: as imagens de “câmeras-sardinha” e o ensino de Artes Visuais
RESUMO: O presente artigo apresenta resultados de uma investigação em desenvolvimento no PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq, voltada para um processo de fotografia artesanal, conhecido como foto na lata ou pinhole. A pesquisa consiste na construção e utilização de “câmeras-sardinha”, que tem uma lata de sardinha como base, e utilizam o filme fotográfico como material fotossensível. O objetivo das ações consiste em problematizar a instantaneidade dos processos digitais contemporâneos aos quais as novas gerações estão familiarizadas, destacando a contribuição de tais processos para uma educação em Artes Visuais diferenciada, que priorize a produção de imagens acompanhada de processos reflexivos. Ao longo do texto discutimos o funcionamento desses equipamentos, apresentando os materiais e técnicas necessários para a construção das mesmas, e mostrando alguns dos resultados obtidos pelos integrantes do PhotoGraphein.
PERFORMANCE ARTÍSTICA E A CORPOREIDADE INFANTIL
RESUMO: O texto aborda sobre resultados dos estudos realizados no projeto Arteiros do Cotidiano, afim de promover aos graduandos de licenciatura em Artes Visuais a experiência de realizar uma oficina para os alunos das séries primárias. Abordando o tema Arte e Tecnologia, desenvolvemos uma oficina voltada para o corpo como nosso mecanismo tecnológico que bem utilizado pode proporcioná-los uma boa performance artística em seu cotidiano.
Sobre Imagens, Tecnologias do Imaginário e Formação Docente
RESUMO: O artigo tem por objetivo refletir sobre estudos desenvolvidos no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPEL/CNPq. Criado em 2004, o grupo desenvolve pesquisas voltadas para as vivências da cultura urbana e seus cotidianos, associando a fotografia aos processos educativos e de formação docente, relacionados ao desenvolvimento dos sujeitos contemporâneos e suas representações. Considerando a imaginação criadora como fonte propositiva de outras formas de relacionamento consigo, com os outros e com o meio, nos procedimentos privilegiamos
o uso de “tecnologias do imaginário” como recursos capazes de propiciar as transformações pretendidas
para a Educação Básica .