2012

No dia 19 de abril de 2012  PhotoGraphein teve sua primeira ação, sediado no Colégio Sinodal Alfredo Simon, Pelotas/RS, participando do projeto “Registros e Olhares”, nesta ocasião, Amanda Corrêa (bolsista neste ano) e Juliano Petitot palestraram para estudantes do ensino médio sobre questões históricas que envolvem o processo da fotografia, na atividade, mostraram reproduções de obras artísticas que utilizavam o autorretrato em suas proposições artísticas com diferentes finalidades. Nesta atividade, foram mostradas os resultados das pesquisas deselvolvidas pelos integrantes do Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação que aborda a construção e utilização de câmeras “lata de sardinha” ou pin hole. Foram apresentadas câmeras analógicas e as artesanais, e a partir desta conversa,  propuseram uma oficina de câmeras artesanais como forma de exercício.

Os adolescentes ficaram muito entusiasmados  com a possibilidade de construir suas próprias “máquinas fotográficas”, desenvolver esta atividade despertou aos alunos o interesse e a imaginação, onde os resultados foram inesperados e instigantes. O link do site de câmeras analógicas está disponibilizado no nosso blog, onde acompanha o vídeo de construção da câmera artesanal em caixa de fósforos.

Nossa pesquisa sobre câmera pinhole está disponível aqui: 2012 Fotografia Pinhole.