Início do conteúdo
2017

PHOTOGRAPHEIN apresenta: REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS

No dia 18 de agosto de 2017, foi apresentada ao público uma instalação chamada “Revisitando Mulheres Imaginadas”, no antigo prédio da Brahma (Pelotas). Essa instalação contou com um painel lambe-lambe, com 400 x 90 cm, produzido através de colagem digital de fotografias, pelos integrantes do PhotoGraphein, Ana Safons, Cláudia Brandão, Dhara Carrara, Guilherme Farias, Guilherme Sirtoli, Helena Barbieri e Ítalo Franco. A proposta resgata registros da Performance/Exposição “Mulheres Imaginadas” de 2012 propondo discussões sobre a figura da mulher em diferentes espaços e tempos históricos.

Crédito da imagem: Cláudia Brandão

 

PHOTOGRAPHEIN E CINE DUNAS APRESENTAM: IT – A COISA

No dia 28 de setembro de 2017, com base nas atividades do projeto de extensão “Fotografia com Pipoca”, o Photographein iniciou uma parceria com o Cine Dunas, cinema de localizado no Balneário Cassino na cidade de Rio Grande/RS. A ideia desse projeto foi de realizar sessões de cinema com debates, enquanto os filmes contemplassem discussões propostas pelo grupo, essa primeira sessão contou com a presença do Dr Raphael de Boer (FURG), onde discutiu sobre as peculiaridades de filmes do gênero horror, destacando relações metafóricas com o comportamento humano e questões estéticas da obra.

 

FOTOGRAFIA COM PIPOCA – O LIVRO DE CABECEIRA

 

O PhotoGraphein iniciou, no dia 27 de setembro, as sessões do projeto relativas ao segundo semestre de 2017 com o filme Livro de Cabeceira, do diretor Peter Greenway. A obra, lançada em 1997, conta a história de Nagiko e importantes passagens de sua vida, com relação a um ritual ensinado por seu pai, no qual, durante cada aniversário, bênçãos eram escritas em seu corpo enquanto sua tia lia passagens de um antigo manuscrito. O filme foi debatido pela professora Drª Márcia Regina Souza (CA/UFPel), que trouxe reflexões sobre a potência das palavras e das grafias, discutindo sobre escrita, pintura e cinema, e a técnica do livro de artista.

 

 

PhotoGraphein no IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS.

Nos dias 27/09 até o dia 29/09, em Pelotas, aconteceu o IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS. Na contemporaneidade, as discussões de professores e estudantes se encaminha muitas vezes para a imagem ao invés d texto, sendo assim, as imagens – as fotografias, os monumentos, gravuras, o cinema, etc, recebem diversos incentivos e espaço para análises acadêmicas.

Os Encontros História, Imagem e Cultura Visual GT-ANPUH-RS buscou reunir as discussões atualizadas da área e tiveram suas edições em 2011- UFPel; em 2013 – PUC-RS; e em 2015 – UFRGS.  Agora, em sua IV edição, retornou à Universidade Federal de Pelotas. Os pesquisadores do PhotoGraphein, Guilherme Susin Sirtoli e Ítalo Franco Costa apresentaram uma pesquisa no evento que estão desenvolvendo dentro do núcleo.  O trabalho focou questões relativas à reprodutibilidade das imagens de Mona Lisa e Che Guevara, discutindo sobre a relação de tais imagens com a cultura contemporânea, seus contextos históricos e suas consequentes espetacularização.

Autor Desconhecido: Imagem que circula a internet representando um híbrido entre Mona Lisa e Che Guevara.

 

FOTOGRAFIA COM PIPOCA – MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

No segundo semestre de 2017, o Photographein apresentou o filme Moça com Brinco de Pérola (2003) com a direção de Peter Webber. O debate do filme ocorreu com o professor Dr Ricardo Perufo Mello (CA/UFPel).

 

 

DILEMAS E EXPECTATIVAS ACERCA DO SER PROFESSOR: FORMAÇÃO OU FORMATURA?

No dia 18 de outubro de 2017, no Museu do Doce (Pelotas/RS), teve início o projeto de extensão coordenado pela professora Cláudia Brandão intitulado “Dilemas e Expectativas do Ser Professor: Formação ou Formatura?”, um ciclo de debates. O primeiro encontro contemplou as práticas de extensão universitária, quando foram apresentados resultados de projetos em andamento no Centro de Artes.

Guilherme Sirtoli, bolsista de Extensão do projeto “PhotoGraphein vai à Escola” abordou resultados de práticas desenvolvidas em escolas na fala intitulada “A Fotografia e a Arte Postal Como Objetos de Reflexão Dentro da Realidade Escolar”; Ítalo Franco, bolsista de Iniciação Científica do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, discutiu sobre práticas que realizou em uma escola na cidade de São Jerônimo, na apresentação “O Livro de Artista Como Prática Investigativa do Universo da Criança”; e Lucas Machado, bolsista de Extensão do Projeto Arteiros do Cotidiano, com sua fala “Sobre Espaço e Identidade no Arteiros do Cotidiano”, abordou as atividades do projeto em 2016.

 

 

PHOTOGRAPHEIN NO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL, EM MONTEVIDÉU

Entre os dias 23 a 25 de outubro, pesquisadores do PhotoGraphein viajaram para participar do I Seminário Internacional de Investigación em Arte Y Cultura Visual – Dispositivos y Artefactos / Narrativas y Mediaciones, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura, da Universidade Federal de Goiás, e o Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes”, da Universidad de La República (Montevideo, Uruguai).  No dia 23, Guilherme Sirtolli e Ítalo Franco apresentaram a pesquisa intitulada “O Roubo da Mona Lisa: Uma Análise da Imagem na Época de Sua Reprodutibilidade Digital”.

No mesmo local, no dia 24, a professora Cláudia Brandão mediou a sessão paralela 24, apresentando também resultados de pesquisa desenvolvida a partir de estudos doutorais. Trata-se do texto “VISUALIDADES IMAGINADAS: TESSITURAS ENTRE FOTO-GRAPHIAS E FORMAÇÃO DOCENTE”, discutindo sobre a necessidade de docentes em formação compreenderem as imagens como produtos culturais e, portanto, produtos simbólicos dos humanos, haja vista a expressiva e complexa gama de significados que as imagens suscitam na contemporaneidade.

 

PHOTOGRAPHEIN E CINE DUNAS CONVIDAM: BLADE RUNNER

No dia 28 de outubro, aconteceu mais uma vez o projeto “Fotografia com Pipoca, uma parceria do projeto PhotoGraphein e Cine Dunas. Desta vez, o filme foi Blade Runner, com a direção de Denis Villeneuve. A fala deste filme foi comentada pelo professor Dr. Artur Barcelos (FURG).

 

FOTOGRAFIA COM PIPOCA – CIDADE NUA (1948)

Continuando com a programação para o segundo semestre de 2017, o Fotografia com Pipoca apresentou no dia 8 de novembro “Naked City” (1948), dirigido por Jules Dassin (1911 – 2008). A Doutoranda Tatiana Brandão (PUC/RS) foi a debatedora da sessão, abordando a relação entre fotografia, cidade e imaginário partindo das obras Noir do início da década de 40, e que marcaram sua identidade e deixaram um legado para o cinema internacional.

 

PHOTOGRAPHEIN NA FRONTEIRA – SHOPPING PARTAGE

A exposição PHOTOGRAPHEIN NA FRONTEIRA, realizada entre 16 de novembro e 7 de dezembro de 2017, reuniu fotografias que os pesquisadores do PhotoGraphein registraram durante viagem de estudos às cidades da fronteira Brasil-Uruguai.

Os expositores Cláudia Brandão, Gustavo Reginato, Ítalo Franco e Rodrigo de Assis integram o grupo, formado por 24 pesquisadores de diferentes áreas, do projeto “O PARA-FORMAL NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI: controvérsias e mediações no espaço público”. As ações do projeto são dedicadas a dar voz e visualidade à “para-formalidade” nas cidades da fronteira-sul, que fazem a divisa/união entre Brasil e Uruguai, relacionando as questões fronteiriças e a UFPel, a partir de cartografias urbanas e sociais. O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é coordenado pelos professores Eduardo Rocha (FAURB/UFPel) e Cláudia Brandão (CA/UFPel).

 

Na abertura da exposição foi realizado o lançamento do e-book “PhotoGraphein na Fronteira: Brasil-Uruguai”, organizado por Cláudia Brandão e Gustavo Reginato, do qual constam artigos e as imagens apresentadas na exposição.

E-book disponível em:

https://editoracaseira.com/2017/11/27/leia-o-e-book-photographein-na-fronteira-brasil-uruguay/

 

 

PHOTOGRAPHEIN NA 3° SEMANA INTEGRADA UFPEL

Entre os dias 20 a 24 de novembro ocorreu na Universidade Federal de Pelotas a terceira edição da Semana Integrada  de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão onde foram apresentadas as pesquisas fomentadas no PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Orientados pela professora e coordenadora do grupo Cláudia Mariza Mattos Brandão, o acadêmico Ítalo Franco Costa (Bolsista PIBIC) apresentou no Congresso de Iniciação Científica (CIC) a pesquisa intitulada  A FOTOGRAFIA COMO ARTE CONTEMPORÂNEA: REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS que abordava as características da fotografia como arte contemporânea através de obras de artistas importantes, discutindo-as através do trabalho realizado pelo grupo em 18 de Agosto no espaço Mercosul Multicultural pertencente à universidade [link].

 

PHOTOGRAPHEIN NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE

Durante os dias 27/11 a 1/12 ocorreu na Universidade Federal de Pelotas o III Seminário Internacional Ensino da Arte: O Avesso das Práticas na qual o Photographein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) possuiu forte presença.
Durante suas pré atividades denominadas de “Ciclo de Práticas de Ensino da Arte”, proporcionado pelo Diretório Acadêmico Lígia Clark, o grupo de pesquisa realizou a oficina “Viver no Porto e ter um Porto em sua vida” na qual os participantes deveriam realizar um livro de artista em conjunto, refletindo sobre a reativação do porto na cidade de Pelotas e as reverberações que ele provoca, tanto nos habitantes de seu entorno quanto seu impacto ambiental em cadeia que se estende para muito além da cidade. Os apresentadores contaram com a coordenadora do grupo, Professora Dra. Cláudia Brandão e os bolsistas Ítalo Franco Costa, Guilherme Susin Sirtoli e Dhara Fernandes Nunes Carrara.
A Professora Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão juntamente com a Professora Dra. Helene Gomes Sacco discorreram em uma Mesa Redonda, acerca  “Consumo e Sustentabilidade na Contemporaeidade” trazendo um pouco de suas pesquisas e produção artísticas na área.

DILEMAS E EXPECTATIVAS ACERCA DO SER PROFESSOR: FORMAÇÃO OU FORMATURA?

No dia 6 de dezembro ocorreu a segunda etapa do ciclo de debates “Dilemas e Expectativas do Ser Professor: Formação ou Formatura?, no auditório do Museu do Doce, no Casarão 8 (Pelotas). O segundo encontro contemplou as práticas de pesquisa universitária, quando foram apresentados resultados de projetos em andamento no Centro de Artes. Ana Cristina Seabra abordou o desenvolvimento de sua monografia de conclusão de curso intitulada “O Papel da Arte na Formação de Adolescentes”, que tem como orientadora a professora Cláudia Brandão; Ítalo Franco, bolsista de Iniciação Científica do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, abordou algumas das pesquisas desenvolvidas no projeto “Do Pincel ao Pixel”, assim como sua proposta e objetivos; Jeferson Silva e Liziane Lemos apresentaram a pesquisa intitulada “Leituras da Cidade” resultante de práticas de ensino versando sobre a experiência dos sujeitos em seus trajetos cotidianos; Verônica Lima, Yasmin Prado e Vanessa Dias apresentaram pesquisa, também resultante de práticas de ensino, intitulada  “Problematizando o Belo nas Artes Visuais” que abordou a percepção dos sujeitos frente ao acervo do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo.

 

FOTOGRAFIA COM PIPOCA APRESENTA: E O BUDA DESABOU DE VERGONHA

 

Na última sessão do “Fotografia com Pipoca” do ano de 2017, foi apresentado o filme E o Buda Desabou de Vergonha (2007), filme produzido pela diretora Hana Makhmalbaf (1988 – Atual). Essa edição foi debatida pela Professora Dra. Tereza Lenzi (ILA/FURG) que trouxe a discussão da fotografia no cinema como forma de potencializar alguma mensagem a ser passada pelo diretor ou como forma de provocar os sentimentos do espectador.

 

PHOTOGRAPHEIN apresenta: REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS, no Festival PhotoFluxo.

No dia 14 de dezembro ocorreu o festival de fotografia PhotoFluxo, no balneário Cassino em Rio Grande. O PhotograPhein  participou com  a instalação “Revisitando Mulheres Imaginadas”, na rua Rio de Janeiro, que contou com um painel lambe-lambe, com 400 x 90 cm, produzido através de colagem digital de fotografias, pelos integrantes do projeto, Ana Safons, Cláudia Brandão, Dhara Carrara, Guilherme Farias, Guilherme Sirtoli, Helena Barbieri e Ítalo Franco. A proposta resgata registros da Performance/Exposição “Mulheres Imaginadas”, apresentada em 2012 no espaço Mercosul Multicultural (Onde a obra também foi exposta – clique aqui para mais informações), propondo uma discussão artística acerca de imaginários que envolvem a figura da mulher em diferentes sociedades e tempos históricos. Esses registros foram acrescidos de novas produções fotográficas, que visam atualizar a discussão acerca da mulher na contemporaneidade, na consideração da atualidade da discussão.