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Resumos expandidos

2015

O PHOTOGRAPHEIN VAI À EMEF PEIXOTO PRIMO

A partir das pesquisas da equipe do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) acerca da formação da imagem a partir de diversas Tecnologias do Imaginário, levamos aos alunos da EMEF Peixoto Primo no Balneário Cassino (Rio Grande, RS) as ações extensionistas realizadas pelo projeto “O PhotoGraphein vai à Escola”. Durante nossas visitas, investigamos métodos artesanais que retomam as primeiras experiências dos princípios da fotografia, a fim de sensibilizar os olhares críticos sobre a produção em massa de imagens na contemporaneidade. Tal proposta está em acordo com os objetivos do Núcleo de privilegiar a exploração de meios alternativos de produção de imagens, em especial a fotográfica, em contraponto ao uso dos meios digitais e de suas resoluções matemáticas. Isso, visando um retorno às origens dos processos tecnológicos para entendimento da visualidade contemporânea, dos recursos de produção de imagens e suas reverberações no público escolar, e delimitação de metodologias possíveis para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em Artes Visuais em consonância com as solicitações da contemporaneidade. Nesse contexto, o que denominamos “tecnologias do imaginário” (Silva, 2006) são dispositivos que permitem a formação de laços sociais que produzem o simbólico da sociedade. Para Juremir Machado da Silva tais tecnologias são dispositivos de produção de visões de mundo, mecanismos imaginativos usados para a sujeição de indivíduos sem destinatário, estratégias de cristalização.

2016

PROCESSOS DE AUTOFORMAÇÃO DOCENTE NO “PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA”

E é sobre os resultados de “trabalhos pedagógicos autônomos”, autoformativos, que versa este texto, refletindo sobre as atividades extensionistas do “PhotoGraphein vai à Escola”(2015/2016), um projeto desenvolvido no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Trata-se das ações desenvolvidas em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Peixoto Primo, localizada no Balneário Cassino, em Rio Grande, através da sua professora de Artes Xênia Velloso, integrante do Núcleo. O grupo tem contribuído com a escola, com trabalhos de extensão desde 2014. Durante este período se tornaram mais evidentes a troca de conhecimentos entre professores e alunos e uma educação menos hierarquizada, criando uma relação mais profunda com a comunidade, conhecendo seus alunos e professores através do convívio durante a rotina escolar. As atividades foram realizadas em dois turnos com os alunos da professora Xenia Velloso que participam do grupo “Photographein Vai à Escola” que dá continuidade às nossas atividades.

2017

A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR

RESUMO: Este trabalho tem como mote principal relacionar a fotografia como prática aguçadora do olhar reflexivo a atividades realizadas em diferentes escolas nas cidades de Pelotas e Rio Grande, integrando as ações do projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” (CA/UFPel). Tal projeto se insere no âmbito das ações de extensão do Photo- Graphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), sediado no Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, levando para a realidade escolar o resultado de pesquisas desenvolvidas no Núcleo. O “PhotoGraphein vai à Escola” também integra as ações do Programa Arte, Educação e Cidadania, da referida universidade, coordenado pela professora Nádia Senna.

2018

O VER E O OLHAR: A FOTOGRAFIA COMO PROPULSORA DE REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE IMAGENS

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir sobre atividades realizadas em diferentes escolas nas cidades de Pelotas e Rio Grande, que integram as ações do projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” (CA/UFPel). O referido projeto, desde 2012, tem como objetivo o de proporcionar aos escolares a construção de conhecimentos no campo de Artes Visuais, tendo como tema propulsor a fotografia, utilizando-a como recurso amplificador do olhar sensível e crítico sobre o cotidiano. Tal projeto se insere no âmbito das ações de extensão do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação(UFPel/CNPq), levando para a realidade escolar o resultado de pesquisas desenvolvidas no Núcleo, e propiciando a aproximação dos docentes em formação do contexto escolar.

 

A FOTOGRAFIA E OS SENTIDOS: A OBRA DE EVGEN BAVCAR E PRÁTICAS ARTÍSTICAS NA REALIDADE ESCOLAR

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as relações entre imagem, fotografia e sentidos na obra do fotógrafo cego Evgen Bavcar, relacionando com práticas artísticas desenvolvidas com um grupo de alunos do ensino fundamental. Por não possuir a função da visão, Evgen acabou subvertendo outros sentidos e os utilizando a favor da produção de imagens visuais. Com a referência do artista, foi elaborada uma atividade prática com a temática ‘fotografia de olhos vendados’. A atividade foi desenvolvida no projeto de extensão Arteiros do Cotidiano, relacionado à disciplina Artes Visuais na Educação III, do curso de Artes Visuais – Licenciatura (CEARTE, UFPel), com uma turma de 5º ano da EMEF Felix da Cunha, situada em Pelotas (RS) e tinha como objetivo refletir sobre a produção de imagens e a percepção dos sentidos sobre elas.

2020

O “PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA” EM TEMPOS PANDÊMICOS

O projeto de extensão “Photographein Vai à Escola”, criado em 2012, inserido âmbito das ações de extensão do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), tem o objetivo de levar conhecimentos de forma lúdica e proporcionar discussões críticas em torno das leituras visuais do mundo e do consumo consciente das imagens, aos alunos de escolas públicas do ensino fundamental dos municípios de Pelotas e Rio Grande. Entretanto, por conta das peculiaridades pandêmicas do tão chamado “novo normal”, que nos encontramos nesse ano de 2020, foram necessários o replanejamento e o remodelamento do projeto.Assim, o presente artigo tem por finalidade expor a caminhada, às atividades, modificações e dificuldades enfrentadas pelo projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” neste ano de 2020, em meio a uma pandemia, um trabalho vinculado à bolsa PBA/Extensão/AAF. Dentre essas, a criação de um website para o projeto também como espaço de memória, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/photographeinescola/