Primeira qualificação de mestrado da proposta sobre Inteligência Artificial na Saúde Pública

No dia 31 de outubro, no turno da manhã, a mestranda Amanda Xavier Geraldo realizou a primeira qualificação de projeto dentro da proposta interdisciplinar sobre inteligência artificial na saúde pública. Sob orientação da Prof. Dra. Marta Regina Cezar-Vaz e coorientação do Prof. Dr. Bruno Pereira Nunes, o projeto intitulado “Adaptação Transcultural e Validação do Questionário Shinners Artificial Intelligence Perception (SHAIP)” marcou um importante avanço para a pesquisa e para o Programa de Apoio à Pesquisa Interdisciplinar na Pós-Graduação (PAPIn). A qualificação contou com a banca examinadora composta pelos doutores Greici Capellari Fabrizzio (UFSC), Clarice Alves Bonow (UFPEL) e Bruno Rotta Almeida (UFPEL).

Desenvolvida por uma equipe de professores – Bruno Pereira Nunes, Bruno Rotta Almeida, Clarice Alves Bonow, Fernando César Wehrmeister, Guilherme Camargo Massaú, Itiberê de Oliveira Castellano Rodrigues, Marta Regina Cezar-Vaz e Ricardo Matsumura Araujo – a proposta do PAPIn, intitulada “Inovação e saúde: potencialidades, limites e perspectivas do uso do aprendizado de máquina (machine learning) no contexto do acesso à saúde”, busca explorar os desafios e possibilidades do uso de machine learning em serviços de saúde, abordando suas implicações éticas e práticas para o acesso universal à saúde.

O projeto de Amanda Xavier Geraldo pretende realizar a adaptação cultural e validação do Questionário SHAIP para o contexto brasileiro, focando na compreensão das percepções de profissionais da saúde sobre o uso de inteligência artificial como ferramenta auxiliar na prática clínica. Essa adaptação é fundamental para garantir que o instrumento possa captar, de forma precisa, as percepções dos profissionais em um ambiente culturalmente distinto do que o questionário foi originalmente desenvolvido.

A qualificação marca um passo importante para a mestranda e para a pesquisa interdisciplinar, reforçando o compromisso do Programa de Pós-Graduação com o avanço científico e a melhoria do sistema de saúde brasileiro.

Parceria UFPel/Universidade de Turim, Itália

A parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Università degli Studi di Torino inicia-se em 2005 e tem se sustentado com diversas atividades de internacionalização, intercâmbio de doutorandos, professor visitante, pesquisas e publicações conjuntas. No período de 28 de outubro a 8 de novembro de 2024 a Luciane Prado Kantorski, professora titular da Faculdade de Enfermagem e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel, é recebida em visita técnica pelo Professor Ordinário Mário Cardano, do Departamento de Cultura Política e Sociedade, coordenador do Laboratório de Pesquisa Qualitativa da Universidade de Turim, com um conjunto de atividades, reuniões e seminários que visam o fortalecimento desta parceria.

Como a Saúde da Família prolonga a vida de idosos

Outra Saúde | 21 de outubro de 2024

Um estudo mostra de que forma a estratégia em que se baseia a Atenção Básica é transformadora para as populações que atende. Em cidade do RS, as pessoas mais velhas em situação vulnerável passaram a ter mesma expectativa de vida que as mais ricas

Professora Dra. Elaine Thumé, do PPGEnf/UFPel, em entrevista a Gabriel Brito.

Leia:
https://outraspalavras.net/outrasaude/como-a-saude-da-familia-aumentou-o-tempo-de-vida-dos-idosos/