UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é o órgão das Nações Unidas responsável por defender os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento criando condições duradouras. É o principal defensor global de crianças em todas situações e lugares, trabalhando em mais de 190 territórios. O órgão é guiado pela Convenção sobre os Direitos da Criança e luta para que os direitos da criança sejam reconhecidos como princípios éticos permanentes.

A organização
O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral da ONU, para fornecer assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China. Em 1953, tornou-se órgão permanente do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e teve seu mandato ampliado para chegar a crianças e adolescentes em todo o mundo. Em 1965, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 

Objetivos
O UNICEF tem como objetivos promover os direitos e melhorar a vida de crianças e adolescentes, proporcionando assistência humanitária a crianças e mães, ajudando a dar resposta às suas necessidades e contribuindo para o seu desenvolvimento social, psicológico e educacional. Também luta para que os direitos da criança sejam reconhecidos como princípios éticos permanentes e códigos de conduta internacionais.

Funcionamento
Guiado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, o UNICEF atua juntamente com governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, igualdade de gênero, água e saneamento e também em situações de emergência. Hoje, desenvolve o seu trabalho por meio de sete escritórios regionais e mais de 150 escritórios espalhados pelo mundo.