Perguntas Frequentes

O que são modelos de simulação da ONU?

As simulações da ONU, também conhecidas como MUN (Model United Nations) são eventos acadêmicos onde os participantes atuam como diplomatas, jornalistas ou juízes representando países ou organizações dentro do cenário político, tendo como objetivo debater e solucionar problemáticas propostas à cada comitê. A proposta do projeto é expor os participantes ao ambiente diplomático, entendendo o funcionamento das organizações internacionais e permitindo aos estudantes colocar em prática as diversas teorias dentro do campo das relações internacionais, ciência política, diplomacia, direito, etc.

Como funcionam?

Os participantes são divididos em delegações, que representarão um Estado Membro em um dos comitês da ONU selecionados para o evento. Durante as sessões, que serão guiadas por uma mesa composta por membros da organização do evento, os estudantes serão desafiados a utilizar suas técnicas de negociação, oratória, argumentação e análise crítica para comunicar o ponto de vista e interesse do Estado representado.  Para isso, os participantes serão incentivados a pesquisar questões culturais, geográficas, econômicas, políticas e históricas da sua delegação e das demais. Ao final, deverão de ser apresentadas resoluções para os problemas propostos e debatidos dentro dos padrões das Nações Unidas.

Por que simular?

A oportunidade de aprendizado com os projetos de simulações é enorme. Espelhando-se nas atividades das Nações Unidas, os participantes são convidados a pesquisar, debater e formular estratégias para solucionar problemas globais atuais. Diante disso, cada participante acaba por desenvolver sua capacidade de análise, pesquisa, oratória, comunicação, negociação, entre outras, ajudando o estudante a se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Além disso, o projeto acaba por proporcionar aos estudantes novas conexões, amizades e experiências!

Quem pode participar?

O PelotasMUN está aberto a todos! Alunos de graduação de qualquer instituição ou curso podem participar, optando por debater em língua portuguesa ou em língua inglesa. Já alunos de Ensino Médio que possuam interesse em participar, podem se inscrever para participar do nosso comitê secundarista, que será realizado em língua portuguesa.

Ainda está em dúvida? Entre em contato com a nossa equipe pela página de Contato ou através de uma de nossas mídias sociais.