Pelotas

Pelotas, a Princesa do Sul

Pelotas é uma cidade localizada na região sul do Rio Grande do Sul, no Brasil, perto da fronteira uruguaia. É a quarta cidade gaúcha mais populosa e é conhecida por suas tradições, universidades e por ser a “Capital Nacional do Doce”. A cidade também é conhecida como a “Princesa do Sul”, como pode-se ler no seu brasão. A origem desse título tem muitas versões; alguns dizem ser devido à importância da cidade no século 19, outros afirmam derivar de uma rivalidade com a cidade vizinha, Rio Grande. No entanto, talvez jamais saberemos a verdade.

A história do município começa em junho de 1758, através da doação que o General Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos. O topônimo do município, “Pelotas”, teve origem no nome das embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.

A indústria confeiteira/doceira origina-se devido à chegada dos primeiros imigrantes portugueses, da região de Aveiro, famosa por seus doces. Diante disso, anualmente, é realizada a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) evento muito prestigiado em âmbito nacional, sendo realizada anualmente, durante o meio do ano e principal atração turística da Zona Sul do Rio Grande do Sul.

O município teve forte influência da estética portuguesa, com seus casarões com cerâmica portuguesa na fachada. Pelotas é muito rica em tesouros arquitetônicos e monumentos, muitos tombados pelo patrimônio histórico do município e do Estado, como por exemplo: Banco Pelotense (agora Banrisul), Biblioteca Pública, Catedral do Redentor (também conhecida como Igreja Cabeluda), Catedral São Francisco de Paula, Teatro Guarany, Grande Hotel, Mercado Público, Teatro Sete de Abril (patrimônio histórico nacional) e os velhos casarões que cercam a praça Coronel Pedro Osório.

Atualmente, Pelotas tem quatro cidades-irmãs: Suzu-Japão, desde 1963; Aveiro-Portugal, desde 1996; Acarati-Brazil (Ceará), desde 2005; Colonia del Sacramento-Uruguay, desde 2005. Os acordos de geminação entre as cidades surgiram da vontade de ter vínculos diretos, aumentar a cooperação e a compreensão internacional. São parcerias permanentes oficialmente reconhecidas, para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, visando aumentar as relações, estágios e apoio mútuo, além de projetos comuns.