Quem Somos

O Grupo de estudos e Pesquisa em organização do trabalho pedagógico da Educação Física (OTPEF), da ESEF/UFPel, tem por objetivo desenvolver investigações sobre a organização do trabalho pedagógico da Educação Física (EF) no contexto escolar e no ensino superior, buscando identificar as determinações existentes na formação do professorado e na EF escolar. Os estudos realizados pelo OTPEF tem base no referencial marxista e o método de análise da realidade é o materialismo histórico dialético. As temáticas principais que investigamos são referentes à precarização do trabalho docente, formação e atuação profissional da EF, saúde e qualidade de vida do professorado de EF e os processos de consciência dos professores e professoras de EF na cidade de Pelotas-RS e região sul do Estado.

O OTPEF é aberto à participação de estudantes e docentes e atualmente é composto por estudantes de graduação, mestrado e doutorado da ESEF/UFPel.

Participantes

Alessa Oliveira Jorge de Castro – Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Pelotas. Mestranda em Educação Física (UFPel) Alisane Karine Machado – Professora de Educação Física (UFPel) Antonio Vinícius Oliveira de Almeida – Professor de Educação Física Bruno Ferreira Freitas – Estudante de Educação Física (UFPel) Catiúcia Almeida de Souza – …