Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar tem inscrições prorrogadas

Merendeiros e merendeiras de todo o país terão até o dia 2 de novembro para se inscreverem no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. O prazo, que era até 25 de outubro, foi prorrogado para que mais pratos regionais sejam adicionados ao cardápio, que já conta com receitas de vatapá, peixada, feijão tropeiro, caldos e outras dezenas de iguarias que são servidas diariamente nas escolas do Brasil.

Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal serão representados no concurso. Até agora, São Paulo, Minas Gerais e Paraná são as unidades da federação com mais receitas cadastradas.

Criada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a iniciativa busca valorizar o papel dos merendeiros, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e fora dele. Também é uma forma de comemorar os 60 anos da alimentação escolar no Brasil. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é considerado referência internacional para países interessados em criar ou aprimorar suas políticas na área. Atualmente, mais de 42 milhões de estudantes brasileiros são beneficiados pelo programa.

Para participar, a merendeira ou o merendeiro deve inscrever sua receita na página eletrônica do concurso e mobilizar a escola onde trabalha para desenvolver pelo menos uma atividade de educação alimentar e nutricional que tenha a ver com a preparação inscrita. A escolha ocorrerá em quatro etapas, nas quais serão selecionadas as receitas mais caprichadas e saborosas de cada região. Os cinco vencedores da etapa nacional ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5.000,00.

Os merendeiros já inscritos devem ficar atentos aos novos prazos. Além das inscrições, foram prorrogadas as datas das etapas estadual e regional, bem como as fases de divulgação dos resultados.

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação