Pesquisa

  • Influência de diferentes métodos de secagem na composição nutricional e atividade antioxidante em folhas de Pereskia Aculeata.

O objetivo da pesquisa será avaliar as folhas de Pereskia aculeata in natura e submetidas a dois processos de secagem, convencional e liofilização, quanto a composição nutricional, vitamina C e atividade antioxidante, a fim de verificar a influência da secagem no conteúdo de importantes componentes nutricionais da planta. Dessa maneira, se almeja incentivar a produção de Pereskia aculeata pela agricultura familiar e ampliar a comercialização da planta, bem como, identificar qual método de secagem gera o melhor custo benefício.

  • Propriedades nutricionais e funcionais de hidrolisados protéicos de farelo de arroz

Pesquisas que envolvam a viabilização da utilização do farelo de arroz na alimentação humana podem garantir ao consumidor um produto seguro do ponto de vista nutricional, microbiológico e sensorial, além de auxiliar no planejamento de estratégias de promoção da saúde pública. O objetivo deste trabalho visa avaliar as propriedades nutricionais e funcionais de hidrolisados proteicos de farelo de arroz obtidos pela ação das enzimas pepsina, alcalase e flavourzyme, a fim de verificar as condições de hidrólise que propiciam a obtenção de hidrolisados com alta atividade antioxidante e apropriadas características funcionais para sua utilização na indústria de alimentos. A pesquisa busca um melhor aproveitamento do farelo de arroz para a alimentação humana em produtos alimentícios de valor agregado, aproveitando de forma sustentável a sua produção e aumentando o consumo de forma social com boa aplicação tecnológica e valor nutricional.

  • Influência de diferentes processamentos sobre propriedades nutricionais de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) cultivada no Brasil

O objetivo deste trabalho é avaliar a influência de diferentes processamentos sobre as propriedades nutricionais de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) da variedade BRS Piabiru.  Para isso, será realizado um estudo em delineamento experimental completamente casualizado, arranjado em esquema unifatorial, com três repetições. O fator de tratamento será constituído de tipos de processamento (lavagem em água corrente; lavagem + hidratação em água; lavagem + torração em chapa aquecedora; lavagem + cocção em água fervente; lavagem + cocção sob pressão; e a testemunha (grãos in natura). Serão realizadas análises de composição centesimal, teor de amilose, amido resistente in vitro, índice glicêmico in vitro, compostos fenólicos totais, capacidade antioxidante (pelos métodos DPPH e FRAP), saponinas (pelos métodos de espuma e espectrofotométrico) nos grãos in natura e processados. O entendimento dessas respostas promoverá conhecimento sobre o melhor tipo de processamento empírico visando manter ou aumentar o valor nutricional da quinoa.

  • Influência da ingestão do extrato de Erva Mate (Ilex paraguariensis) sobre os parâmetros bioquímicos e antioxidantes in vivo e in vitro

Este trabalho tem por objetivo investigar in vitro o perfil fitoquímico e o potencial antioxidante e antimicrobiano do extrato de Erva Mate (Ilex paraguariensis), bem como avaliar in vivo os efeitos da Ilex paraguariensis sobre os parâmetros bioquímicos e capacidade antioxidante de ratos machos (Rattus Novergicus) da linhagem Wistar submetidos a uma dieta hiperlipídica.

  • Caracterização e aplicação da biomassa de uma linhagem de bactéria ácido láctica enriquecida com selênio na alimentação de frangos de corte

Este trabalho tem por objetivo geral realizar a caracterização e a identificação de uma linhagem de bactéria ácido láctica bioacumuladora de selênio para uso concomitante na alimentação de frangos de corte.

  • Caracterização in vitro e efeito in vivo do extrato de Goji Berry (Lycium barbarum) sobre os parâmetros bioquímicos e antioxidantes

Este trabalho tem por objetivo avaliar in vitro o perfil fitoquímico e o potencial antioxidante e antimicrobiano do extrato de Goji Berry (Lycium barbarum), bem como avaliar in vivo os efeitos da Lycium barbarum sobre os parâmetros bioquímicos e capacidade antioxidante de ratos.