O NATE “VIROU” NUPED!!

MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE GESTÃO DA UFPel DERAM ORIGEM A UM NOVO NÚCLEO PARA TRATAR DAS QUESTÕES LIGADAS AO ENSINO A DISTÂNCIA

Após um longo debate interno na UFPel, consagrou-se a partir de uma reunião do CONSUN,  a criação do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED). Em substituição ao Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED), visa repensar, reorganizar e qualificar o suporte à utilização de tecnologias digitais e a EaD na UFPel. As mudanças estruturais na universidade, relacionadas à Educação a Distância (EaD), representam um avanço na organização da área.

O NUPED, vinculado ao gabinete da Pró-Reitoria de Ensino, assume a responsabilidade pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD). Sua estrutura é composta por uma seção de apoio a tecnologias educacionais (SATE) que presta apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias. Uma seção de políticas institucionais para EaD (SPIEAD), responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD e a Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB) que é responsável por prestar atendimento administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Vamos relembrar nossa história?

A chegada do Corona vírus ao Brasil mudou nossas vidas,  contudo, em meio às dificuldades, mesmo lamentando tanta tristeza, também surgem coisas boas.Em junho de 2020  para ajudar a vencer as DEMANDAS E DESAFIOS do  CALENDÁRIO ALTERNATIVO e ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO a UFPel criou o Núcleo de apoio a tecnologias educacionais – NATE.

O NATE, que além de uma sigla tornou-se também um apelido carinhoso, surgiu vinculado à Pró-Reitoria de Ensino e logo tornou-se referência na universidade com suas iniciativas, lives, cursos atendimentos, pesquisas e tutoriais

Com vários parceiros na UFPel, uma rede colaborativa, um conselho consultivo/deliberativo e a coordenação da professora Rosaura Espírito Santo e do professor Christiano Ávila, foram selecionados 30 bolsistas que iniciaram os trabalhos ainda em junho 2020.

Primeiro veio à necessidade de fortalecer a conexão entre docentes e acadêmicos, então distantes e sem o contato da sala de aula. Depois capacitar todos no uso das plataformas e ferramentas digitais. A tarefa foi encontrar formas de romper barreiras e encurtar distâncias no processo de construção do conhecimento científico e ensino-aprendizagem.

Logo o NATE soube quais os princípios a serem seguido:

1. ACOLHIMENTO E CUIDADO
  2. INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO
  3. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  4. REUSO DE CONTEÚDOS
  5. AUTONOMIA
  6. CRIATIVIDADE

Mal despontava o fim do primeiro semestre — em modalidade remota, no calendário  emergencial —  e já começavam a surgir os primeiros resultados, que não pararam mais:

Na imagem uma parte dos conteúdos produzidos pelo NATE

Um feito que merece ser explicado é aquele que carregava a cara do NATE. O logotipo, feito a diversas mãos, passou por uma discussão de toda a equipe e no fim conseguiu ilustrar e prenunciar a que veio este núcleo

O Logo do NATE descreveu sua busca: a colaboração; a interatividade entre os espaços digitais acadêmicos; a contribuição das ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem e suas possibilidades de uso na valorização dos seres humanos que fazem parte e dão sentido a tudo isto.

Além de materiais foram feitas inúmeras reuniões através do sistema de Webconf, Lives e oferecidos diversos cursos, oficinas e atendimentos:

Na imagem uma amostra de espaços e atividades propostos e executados pelo NATE.

Ficamos sem aquele contato presencial, mas isso nunca comprometeu drasticamente o contato humano foram horas e mais horas de reuniões, lives, atendimentos, cursos, conversas pelo Whatsapp.

O NATE cresceu e frutificou, agora junto com a UAB ( Unidade da Universidade Aberta do Brasil), que gestiona mais de 40 polos de educação a distância em diferentes municípios,  vai formar um novo Núcleo de Políticas de Educação a Distância, o NUPED.

CONSUN –

3.4 Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED): órgão vinculado ao gabinete da PRE responsável pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD).

Sua estrutura é composta por:

3.4.1 Seção de apoio a tecnologias educacionais: órgão responsável pelo apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias.

3.4.2 Seção de políticas institucionais para EaD: órgão responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD.

3.4.3 Unidade Universidade Aberta do Brasil (UAB): órgão responsável por prestar suporte administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito da UAB.

Publicado em 25/08/2021, na categoria Notícias.