O NATE “VIROU” NUPED!!
MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE GESTÃO DA UFPel DERAM ORIGEM A UM NOVO NÚCLEO PARA TRATAR DAS QUESTÕES LIGADAS AO ENSINO A DISTÂNCIA
Após um longo debate interno na UFPel, consagrou-se a partir de uma reunião do CONSUN, a criação do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED). Em substituição ao Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED), visa repensar, reorganizar e qualificar o suporte à utilização de tecnologias digitais e a EaD na UFPel. As mudanças estruturais na universidade, relacionadas à Educação a Distância (EaD), representam um avanço na organização da área.
O NUPED, vinculado ao gabinete da Pró-Reitoria de Ensino, assume a responsabilidade pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD). Sua estrutura é composta por uma seção de apoio a tecnologias educacionais (SATE) que presta apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias. Uma seção de políticas institucionais para EaD (SPIEAD), responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD e a Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB) que é responsável por prestar atendimento administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil.
Vamos relembrar nossa história?
A chegada do Corona vírus ao Brasil mudou nossas vidas, contudo, em meio às dificuldades, mesmo lamentando tanta tristeza, também surgem coisas boas.Em junho de 2020 para ajudar a vencer as DEMANDAS E DESAFIOS do CALENDÁRIO ALTERNATIVO e ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO a UFPel criou o Núcleo de apoio a tecnologias educacionais – NATE.
O NATE, que além de uma sigla tornou-se também um apelido carinhoso, surgiu vinculado à Pró-Reitoria de Ensino e logo tornou-se referência na universidade com suas iniciativas, lives, cursos atendimentos, pesquisas e tutoriais
Com vários parceiros na UFPel, uma rede colaborativa, um conselho consultivo/deliberativo e a coordenação da professora Rosaura Espírito Santo e do professor Christiano Ávila, foram selecionados 30 bolsistas que iniciaram os trabalhos ainda em junho 2020.
Primeiro veio à necessidade de fortalecer a conexão entre docentes e acadêmicos, então distantes e sem o contato da sala de aula. Depois capacitar todos no uso das plataformas e ferramentas digitais. A tarefa foi encontrar formas de romper barreiras e encurtar distâncias no processo de construção do conhecimento científico e ensino-aprendizagem.
Logo o NATE soube quais os princípios a serem seguido:
- ACOLHIMENTO E CUIDADO
- INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- REUSO DE CONTEÚDOS
- AUTONOMIA
- CRIATIVIDADE
Mal despontava o fim do primeiro semestre — em modalidade remota, no calendário emergencial — e já começavam a surgir os primeiros resultados, que não pararam mais:

Na imagem uma parte dos conteúdos produzidos pelo NATE
Um feito que merece ser explicado é aquele que carregava a cara do NATE. O logotipo, feito a diversas mãos, passou por uma discussão de toda a equipe e no fim conseguiu ilustrar e prenunciar a que veio este núcleo
O Logo do NATE descreveu sua busca: a colaboração; a interatividade entre os espaços digitais acadêmicos; a contribuição das ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem e suas possibilidades de uso na valorização dos seres humanos que fazem parte e dão sentido a tudo isto.
Além de materiais foram feitas inúmeras reuniões através do sistema de Webconf, Lives e oferecidos diversos cursos, oficinas e atendimentos:

Na imagem uma amostra de espaços e atividades propostos e executados pelo NATE.
Ficamos sem aquele contato presencial, mas isso nunca comprometeu drasticamente o contato humano foram horas e mais horas de reuniões, lives, atendimentos, cursos, conversas pelo Whatsapp.
O NATE cresceu e frutificou, agora junto com a UAB ( Unidade da Universidade Aberta do Brasil), que gestiona mais de 40 polos de educação a distância em diferentes municípios, vai formar um novo Núcleo de Políticas de Educação a Distância, o NUPED.
CONSUN – 3.4 Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED): órgão vinculado ao gabinete da PRE responsável pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD). Sua estrutura é composta por: 3.4.1 Seção de apoio a tecnologias educacionais: órgão responsável pelo apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias. 3.4.2 Seção de políticas institucionais para EaD: órgão responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD. 3.4.3 Unidade Universidade Aberta do Brasil (UAB): órgão responsável por prestar suporte administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito da UAB.
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