Equipe

Docentes:

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez – Líder do grupo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado em Educação – Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014).

Francele de Abreu Carlan- Vice-líder

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela (UFSM).

Robledo Lima Gil

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui Especialização e Mestrado conferidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Marla Piumbini Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Biologia Geral e Ensino de Ciências

Raquel Ludtke

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Mestrado e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 e 2008). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Biologia, Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando também como Curadora Adjunta de Fanerógamas do Herbário PEL e como Chefe do Departamento de Botânica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Polygalaceae, Florística de Macrófitas Aquáticas, Florística campestre e florestal, Biologia Reprodutiva e Ensino de Ciências.

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Orientação Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná RO (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Conselheiro do NATE (Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais). Conselheiro no CONSUN (Conselho Universitário da UFPEL) representando categoria Professor@s Adjuntos. Vice-Representante da Região Sul na ANDIPE (Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino);  Grupo de Estudos e Pesquisas Educação superior e contextos emergentes: estudos sobre práticas pedagógicas universitárias com ênfase em experiências pontuais de práticas pedagógicas inovadoras na aula universitária; Grupo de Pesquisa: Ensino de Didática: desafios e prospecções face à emergência da educação online no contexto da pandemia pela COVID-19.

Discentes:

Andreia Domingues Bitencourte

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009) e Graduação em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (2010). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Uninter (2013), Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo CAVG/IFSUL(2018), Especialista em Mídias na Educação pela FURG (2019) e Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter (2019). Atualmente é Orientadora Educacional na Rede Estadual do Estado do RS e Professora na Rede Municipal de Ensino na Cidade de Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação infantil, Educação Inclusiva, Tecnologias na Educação, Orientação Educacional, Meio Ambiente e Recursos Adaptados.

Andriw Ruas Santos

Graduanda no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel.

Camila Salgado Lemke

Graduanda no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Atualmente é bolsista no Projeto de Ensino: Recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, o qual atua na construção e aplicação de metodologias, estratégias e recursos didáticos inovadores e que promovam o protagonismo docente. Além disso, participa como tutora no projeto de extensão Serviço de Atendimento Especializado em tempos de pandemia. Participou como bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 08/2018-01/2020.

Emily Caetano

Graduanda no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui como principal foco em suas pesquisas a área da Educação Inclusiva. Já atuou como tutora bolsista no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e atualmente participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA).

Isabela Schiavon Amaral

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional. Atua como professora de Ciências do município de Canguçu/RS. Linhas de atuação: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Ensino de Botânica.

Maximira Rockemback da Porciuncula

Pedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional, com especialização em Deficiência Visual com ênfase em Áudiodescriçao, Sorobã, e Sistema Braille com foco na Inclusão e na Acessibilidade. Atua como pesquisadora no NEPCA Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e Aprendizagem da UFPEL.

Natália Romano Weirich

resumo: Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, pólo Canguçu/RS. Possuo experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Anos Iniciais, estagiando na Prefeitura Municipal de Morro Redondo, através do convênio com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), como auxiliar de professor titular nas atividades desenvolvidas em sala de aula neste município. E na Prefeitura Municipal de Canguçu, através do convênio com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), como auxiliar de professor titular nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Possuo também experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, no período que atuei como docente na Escola Especial Saber Viver – APAE, no município de Canguçu/RS. Especializada em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, pólo Instituto Educar Brasil Pelotas/RS. Especialidade em Neuropsicopedagogia Clínica, pela Universitas Lucius Annaeus Seneca, pólo Canguçu/RS. Especializada em Orientação Educacional, pela Faculdade de Educação São Luís, pólo Canguçu/RS. Atualmente, professora de Anos Iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elberto Madruga, no município de Capão do Leão/RS, também professora de Educação Especial/AEE nas escolas: E.M.E.F. Dom Pedro II e E. M. E. F. São João Batista de La Salle, no município de Canguçu/RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal de Pelotas, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia e participante do Projeto de Pesquisa Estratégias e Recursos Didáticos Adaptados para o Ensino de Ciências e Biologia para PCDs, TEA, AH/S.

Graduada no curso de Ciências Biológicas Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Atua na área da educação, com ênfase na educação inclusiva e também na área de parasitologia, com ênfase na parasitologia de aves. Já participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência atua como voluntária no Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia.

Verônica Porto Gayer

Graduada no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Dom Bosco e Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática em andamento. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel) e do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. Auxiliar técnico-pedagógica do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (UFPel) e tutora no curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFPel). Organizadora do projeto de extensão “Museu Itinerante de Parasitologia: vivenciando os saberes do aprendizado”. Participou três anos como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçà Docência (PIBID), um ano como bolsista de pesquisa e um ano como monitora da disciplina de Didática de Biologia. áreas de atuação: formação de professores, Ensino de Ciências e Biologia, Pedagogia Universitária, epistemologia do professor, práticas e recursos inovadores, Educação Inclusiva.