Extensão

Projetos de Extensão:
1. Design de Jogos Digitais: Prática Construcionista para o ensino de Biologia
O curso pretende trazer a perspectiva Construcionista como base para aprendizagem no ensino de Biologia, através Design de Jogos Digitais na plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu/). Desta forrma, pretende-se desenvolver a aprendizagem de forma mais consciente, lúdica e participativa, tendo como base fundamental, o processo cognitivo do aluno. As evidências de aprendizagem nesta perspectiva são apresentadas pelo trabalho desenvolvido pelo aluno, mediado pelo professor e elaborado com as ferramentas educativas digitais. Apresenta como objetivos proporcionar aos professores de Biologia em formação inicial e continuada, um espaço digital onde seja possível compreender, elaborar e desenvolver estratégias de aprendizagem utilizando o Design de Jogos Digitais, a partir da perspectiva construcionista de desenvolvimento do conhecimento e Estimular o professor a elaborar projetos em colaboração com outras áreas do conhecimento, a fim de também atuarem colaborativamente para superar as dificuldades do desenvolvimento de estratégias de ensino com TIC no ambiente formal de ensino.

2. Cursos de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Todos os cursos oferecidos ocorrem na modalidade EAD.
2.1.Deficiência visual – o curso de AEE-DV apresenta como objetivo capacitar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação pública, em Atendimento Educacional Especializado, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade dos alunos com Deficiência Visual. Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-deaperfeicoamento-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-saee-deficiencia-visual/

2.2.Deficiência Intelectual – o curso de AEE-DI visa ofertar formação continuada de professoresda educação básica, possibilitando a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva. Maiores informações:
https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-de-aperfeicoamento-em-servico-de-atendimentoeducacional-especializado-saee-deficiencia-intelectual/

2.3.Transtorno do Espectro Autista – o curso AEE-TEA, apresenta relevância, pois visa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado. Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-deaperfeicoamento-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-saee-transtorno-doespectro-autista/

2.4. Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia –
É perceptível em meio a pandemia por COVID-19 que estamos vivenciando, uma mudança brusca, tanto para os professores quanto para os estudantes, pois ambos para se comunicarem precisam utilizar como ferramentas os celulares e/ou os computadores e, com isso, o enfrentamento dos desafios técnicos e emocionais. Considerando as dificuldades já enfrentas pelos alunos apoiados pela Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto em que a aproximação têm ocorrido via tecnologias da informação, recursos adaptados entre outros que tem viabilizado as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos. Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos, tais como, portfólios digitais, jogos digitais, quiz, uso do google classrom, ferramentas de acessibilidade como dosvox,
NVDA, hand talk, Mcdaisy, worls wall, etc. Maiores informações:
https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/extensao-em-servico-de-atendimento-educacionalespecializado-em-tempos-de-pandemia/