Início do conteúdo
3 – Pesquisa

Página do Grupo de Altas e Médias Energias (GAME)   ;   (página antiga)

 

-> link para o Curriculum Lattes

 

Áreas de interesse:

– Astrofísica Nuclear (estrelas de nêutrons)

– Transições de fases

– Energia de simetria nas máterias nuclear e estelar

– Modelos hadrônicos

 

Projetos de Pesquisa:

2013-2016 ;  2016-2019
Transições de fases hádron-quark: aplicações em matéria nuclear e estelar

Breve descrição: A determinação da estrutura de fases da matéria fortemente interagente é um dos maiores desafios em teoria e experimento. O comportamento da matéria em altas densidades e temperaturas é ainda escassamente entendido. Sistemas nos quais a matéria apresenta-se em condições extremas são encontrados no interior das estrelas de nêutrons e em colisões de íons pesados em altas energias. As propriedades destes sistemas podem ser estudadas através da construção fenomenológica de suas respectivas equações de estado (EoS). Portanto, a determinação das EoS é de primordial importância.

A criação de um plasma de quarks e glúons e a elucidação de suas propriedades é um dos objetivos fundamentais no estudo de processos envolvendo Física de altas energias.

Atualmente, além dos grandes aceleradores de partículas existentes (RHIC e LHC) concebidos para o estudo de colisões ultrarelativísticas de íons pesados e a criação do plasma de quarks e glúons (QGP), estão em fase de construção dois novos aceleradores (FAIR e NICA) para o estudo de colisões em energias intermediárias que abrangerão uma interessante região do diagrama de fases da QCD onde espera-se encontrar, além do QGP, o ponto crítico (CEP: critical end point). Esta é uma região que separaria a transição de fases de primeira ordem e de segunda ordem (ou um cross-over). Em função destas novas possibilidades experimentais, os estudos teóricos destes sistemas são extremamente necessários, dadas as possibilidades de importantes descobertas para a Física Nuclear (além de outras áreas como a Medicina Nuclear) durante a próxima década.