Início do conteúdo
Resíduos Orgânicos, Recicláveis e Rejeitos

A universidade descarta diariamente uma série de resíduos convencionais, que podem que podem ser enquadrados em 3 grandes tipos: orgânicos, recicláveis e rejeitos.

Rejeitos – A PNRS (Lei 12305/2010) define os rejeitos como “resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada”.

São exemplos de rejeitos: papel higiênico, fralda, absorvente feminino, fio dental, cotonete, papeis com óleos ou molhos, chiclete, algodão, fita adesiva.

Resíduos orgânicos – são aqueles de origem biológica, vegetal ou animal. São os restos de frutas, legumes ou verduras, cascas de ovos, restos de plantas, sacos de chá e borra de café com filtro, restos de comida, aparas de madeira, cinzas, etc.

Recicláveis – São aqueles que após passar por uma transformação física ou química ainda podem ser reutilizados, seja da forma original ou como matéria-prima para outros produtos para finalidades diversas. Plástico, papel, vidro e metal são os mais comuns.

A COLETA SELETIVA NA UFPEL

Coleta Seletiva Cidadã é a coleta dos resíduos previamente segregados que são encaminhados às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Esta é instituída pelo Decreto Federal nº 10.936/2022, de 12 de janeiro de 2022 que determina a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.

Para a implementação foi instituída a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária, pela Portaria UFPEL 1623/2014. Na ocasião, a comissão definiu por adotar as cores verde para o resíduo reciclável e laranja para os rejeitos e resíduos orgânicos, em acordo com  a normativa do Serviço Autônomo de Saneamento do município de Pelotas (SANEP). Esta comissão coordenou o processo de implantação da Coleta Seletiva nas unidades administrativas e acadêmicas, o que ocorreu em etapas, como a mobilização de Direção e Servidores, a disponibilização de material para acondicionamento (sacos verdes, pretos) e armazenamento (lixeiras em cores diferenciadas) e a definição de espaço físico para armazenamento temporário de resíduos.

A comissão da Coleta Seletiva já foi recomposta duas vezes e atualmente está instituída pela Portaria UFPEL 1575/2020. Esta comissão tem agora a tarefa da permanente sensibilização da comunidade acadêmica para a correta segregação, além de coordenar as atividades realizadas na coleta, como a separação dos resíduos recicláveis, sua destinação às associações e cooperativas de catadores.

Em 2022, no mais recente processo público realizado, a UFPel, através da Comissão da Coleta seletiva, lançou Edital de Habilitação para participação das entidades cooperativas de catadores interessadas, resultando no Termo de Compromisso atualmente firmado entre a Universidade e a Cooperativa  Recicle de Trabalho (Cooperecicle).

No estágio em que se encontra a coleta seletiva na UFPel, temos realizado a triagem apenas em dois grupos de resíduos, os Recicláveis Rejeitos. Neste caso, os orgânicos estão sendo descartados juntamente com os Rejeitos.

Resíduos Orgânicos e Rejeitos

Nesse grupo de resíduos se enquadram aqueles com características de biodegradabilidade, além ainda dos rejeitos. Os resíduos orgânicos e os rejeitos não apresentam características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade. De forma geral, podem ser comparados aos resíduos domiciliares ou sólidos urbanos e são provenientes de ambientes como os restaurantes universitários e lanchonetes, copas e cozinhas dos prédios, banheiros e salas de aulas. Alguns exemplos seguem a seguir:


• Sobras de alimentos e do preparo de alimentos;
• Restos alimentares de restaurantes;
• Erva-mate, borras de café e sachês de chá;
• Embalagens sujas de alimentos e bebidas (embalagens contaminadas
com gorduras ou outros alimentos que inviabilizem o descarte para
coleta seletiva);
• Papel de uso sanitário e absorvente higiênico;
• Maravalhas não contaminadas de biotérios;
• Resíduos de varrição, flores, podas e jardins;


Assim, a prática de manejo interno para estes tipos de resíduos é o descarte pelo usuário nos coletores ou
lixeiras na cor laranja distribuídas nas salas e corredores dos prédios. A seguir, o serviço terceirizado de coleta predial dos resíduos sólidos realiza o transporte interno para contêineres identificados com a simbologia para resíduo orgânico, até que o material seja coletado e transportado pelo serviço público que atende aos resíduos sólidos urbanos nos diferentes campi e unidades descentralizadas.

coletor de sala para resíduos orgânicos e rejeitos

IMPORTANTE: estes resíduos devem ser descartados nas lixeiras cor de laranja e acondicionados em saco preto.

Resíduos Recicláveis

São exemplos de materiais que devem ser destinados à coleta seletiva de resíduos os relacionados abaixo (destacando a importância das embalagens estarem totalmente esvaziadas, sem contaminação dos produtos que acondicionam):


• Metais (Exemplos: latas de refrigerante, sucos e outros; materiais de aço,
peças em alumínio que não possuem nenhum tipo de Registro Patrimonial);
• Papel (da área administrativa e acadêmica que não necessitem arquivamento);
• Papelão;
• Plásticos (garrafas de refrigerantes, garrafas de água, pacotes de alimentos, etc.


Esses materiais devem ser depositados nos coletores ou lixeiras de cor verde, distribuídas nas salas e corredores dos prédios. A seguir, o serviço terceirizado de coleta predial dos resíduos sólidos realiza o transporte interno para contêineres identificados com a simbologia para resíduo reciclável ou ainda para área específica (central de armazenamento) de guarda temporária, em local abrigado da chuva e demais intempéries.
Na etapa seguinte, a cooperativa habilitada junto à UFPEL realiza a coleta e o transporte do material reciclável até sua unidade de triagem, para posterior comercialização. Toda a logística de gerenciamento dos resíduos recicláveis deve ser orientada pelo NPA, sendo qualquer necessidade associada às unidades geradoras devidamente comunicada ao Núcleo para as providências.

coletor de sala para recicláveis

IMPORTANTE: estes resíduos devem ser descartados nas lixeiras cor verde e acondicionados em saco verde.

CICLO DE DESCARTE DE MATERIAIS ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS