Início do conteúdo
Programa Sustentare

 Programa Sustentare

A UFPel possui um passivo bastante significativo de eletroeletrônicos.  Recentemente a instituição, representada pelo Núcleo de Planejamento Ambiental e Núcleo de Patrimônio, concluiu o treinamento junto ao programa Sustentare. 

O Programa Sustentare, foi instituído pelo Decreto 53.307/16 e trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado do Rio Grande do Sul. As ações do Programa visam mudanças comportamentais e processuais em respeito à legislação ambiental, com cunho no aumento do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos, ações de inclusão social, e preservação do meio ambiente. 

 O Programa utiliza três caminhos para os eletroeletrônicos enviados: a Doação, para eletroeletrônicos que ainda estão em condições de uso; o Recondicionamento, no caso daqueles que têm condições de uso mas precisam de alguma manutenção e a Descaracterização (reciclagem), para os que não apresentam mais condições de uso nem conserto. 

O NPA publica instruções para a coleta de bens de consumo inservíveis para posterior encaminhamento ao Sustentare. Para saber mais, acompanhe no processo 23110.024149/2022-56.

Saiba mais sobre o envio de bens de consumo em Coleta de Bens de Consumo Inservíveis.