Início do conteúdo

UFPel realiza mutirão de coleta e destinação de pilhas/baterias institucionais

O Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) orienta sobre o descarte de pilhas e baterias oriundas dos equipamentos institucionais. O Núcleo fará um mutirão de coleta do material nos dias 21 e 22 de março nas unidades dos campi Pelotas e nos dias 28 e 29 de março nas unidades do Campus Capão do Leão.

A ação tem por base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) que, entre outros princípios e instrumentos, institui a responsabilidade compartilhada e a logística reversa (LR) para determinados setores produtivos/grupos de resíduos, entre os quais as pilhas e baterias. O NPA reforça que o passivo a ser coletado deve ser exclusivamente decorrente do consumo das atividades/compras institucionais (pessoa jurídica).

O passivo da comunidade acadêmica recai sobre a pessoa física, devendo o consumidor doméstico efetuar o descarte de seu passivo em pontos de coleta viabilizados pelo Sistema LR, sendo esta a sua responsabilidade  nos termos da lei. Cumpre informar que o ponto oficial de coleta disponível em Pelotas e região, vinculado ao Sistema LR instituído para Equipamentos Eletroeletrônicos, é o estabelecimento Atacadão.

Todos os Pontos de Entrega Voluntários cadastrados na Entidade Gestora do Sistema LR podem ser conhecidos no link: http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx

Para além dos custos financeiros inerentes ao processo, cabe destacar a responsabilidade objetiva relacionada a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o NPA, pelo telefone 3284-3915 ou através do e-mail gestaoambiental@ufpel.edu.br.