O Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando, sistematicamente, seu Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública – IGG, que consiste em levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. As organizações públicas brasileiras participam respondendo ao TCU um questionário (IGG) sobre os seguintes temas: a) Liderança; b) Estratégia; c) Accountabillity; d) Gestão de Pessoas; e) Tecnologia da Informação; f) Contratações; e g) Resultados Finalísticos.
No ano de 2020, em virtude dos reflexos da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o IGG, a respeito das rotinas administrativas das organizações públicas federais, planejado para maio de 2020, foi adiado para o ano de 2021.
Nesse contexto, em uma ação articulada pelo Núcleo de Governança e Controle, as respostas relativas ao levantamento de 2021 foram construídas com a participação de representantes da gestão nas diversas áreas afins.
Refletindo a movimentação que a UFPel vem realizando com vistas a aperfeiçoar os mecanismos de governança na Instituição, não obstante esta se encontrar em estágio de capacidade intermediário em governança e gestão, os resultados individuais do IGG de 2021 demonstram seu aprimoramento em inúmeros pontos, tais como o estabelecimento do modelo de governança, de sua estrutura interna, bem como do modelo de gestão dos processos finalísticos e de tecnologia da informação. Ademais, merecem ser destacados os resultados que indicam o aprimoramento da UFPel quanto à sua capacidade de promoção da transparência, de gerir o desempenho dos colaboradores e gestores, bem como em realizar planejamento de TI e definir políticas de responsabilidades para a gestão de TI.
Por fim, para maiores informações a respeito dos resultados obtidos pela UFPel no referido Levantamento, recomenda-se o acesso ao Relatório individual da autoavaliação, disponível através do endereço eletrônico <https://www.tcu.gov.br/igg2021/iGG2021%20-%20203%20-%20UFPel.pdf>.