A doutoranda do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais qualificará o projeto de tese na tarde de 04 de dezembro, às 14 horas.
O evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da Universidade Federal de Pelotas, marcou o encerramento do Seminário Estadual da ANPAE RS 2022, ocorrido no final do ano.
O lançamento do e-book, organizado pela líder do grupo, Drª Maria de Fátima Cóssio, e pelo mestrando Luis Eduardo dos Santos Celente, ocorreu no auditório da reitoria (Rua Gomes Carneiro, nº 1) e contou com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves.
O evento também proporcionou a integração de duas novas doutorandas ao grupo, além de uma graduanda em Ciências Sociais.
O NEPPE promoverá, no próximo dia 15 de agosto, o evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”. O evento ocorrerá no auditório da reitoria, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1) e começará às 10h.
Está disponível no repositório institucional da UFPel (Guaiaca) e no site do NEPPE (aba Publicações > Teses) a tese de doutorado da doutora Flávia Marchi Nascimento, produzida sob orientação da coordenadora do Núcleo, Profª Drª Maria de Fátima Cóssio.
Com o título “Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas”, a tese tem o seguinte resumo:
Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos atuais. No ato de ensinar e aprender estão imbricadas as maneiras como o professor planeja, executa e avalia. Encontra-se, atravessada na prática do professor, sua trajetória de vida, incluindo seus processos formativos. Também influenciam agentes externos, como o governo e as políticas públicas. Assim, questiona-se em quais momentos o professor reflete e discute sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, por compreender a avaliação como parte fundamental da ação educativa e que este aspecto é pouco valorizado na formação do professor universitário?
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais torna público o resultado da seleção de bolsista de Iniciação Científica.
O arquivo pode ser acessado clicando aqui: RESULTADO
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais da Universidade Federal de Pelotas (NEPPE/UFPel) torna pública a lista de inscritos para a vaga de bolsista e o horário das inscrições.
É de responsabilidade dos inscritos a presença no local e no horário indicado na lista.
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais torna público o Relatório Parcial da atual pesquisa desenvolvida – Mapeamento de Parcerias Público-Privadas em Educação nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
O relatório pode ser encontrado na aba “Relatórios” ou clicando no link abaixo.
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais torna público o edital de seleção de bolsista de Iniciação Científica para atuação no NEPPE.
Maiores informações estão disponíveis no arquivo: EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA