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    Notícias
  • Integrante do NEPPE qualifica Doutorado

    Na tarde de 22 de agosto de 2024, ocorreu a qualificação de doutorado da integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais (NEPPE), Daniela Lopes Oliveira, sob t´ítulo “A inserção da extensão nos currículos de universidades públicas gauchas: as intencionalidade da política em relação à formação discente”.

    O exame de defesa ocorreu presencialmente, na sala de Vídeoconferência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

  • [BOLSAS] Resultado das entrevistas

    Após as entrevistas realizadas na manhã de 19 de agosto, a Comissão de Avaliação do NEPPE, composta pela Drª Susana Schneid Scherer, pelas doutorandas Michele Vollrath Bento e Vanessa Silva da Silva e pelo mestrando Luis Eduardo dos Santos Celente, torna pública a seleção do novo bolsista do Núcleo.

    Agradecemos a todos que tiveram interesse em nossas pesquisas e desejamos sucesso na caminhada acadêmica e pessoal de cada um.

     

    O resultado encontra-se disponível aqui.

  • [2ª ETAPA] Entrevistas

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais torna pública a lista de candidatos inscritos para o processo seletivo da bolsa de Iniciação Científica.

    As entrevistas ocorrerão na segunda-feira, dia 19 de agosto, nos horários disponíveis no arquivo, na sala 250 do Campus Anglo.

    A lista pode ser acessada aqui.

    RETIFICAÇÃO (17/08/24, 13:26): A lista de candidatos foi publicada sem a inserção de uma inscrição feita ao final do dia. A listagem final pode ser acessada aqui.

  • Qualificação de doutoramento

    Com satisfação, o NEPPE torna público o cartaz de qualificação e convida todos aqueles que desejarem apreciar a doutoranda Daniela Lopes Oliveira em seu exame de qualificação de tese.
    O exame será no dia 22 de agosto, às 14h, na sala de Videoconferência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho “A inserção da extensão nos currículos de universidades públicas gauchas: as intencionalidade da política em relação à formação discente” será avaliado pela banca composta pelos professores:
    Drª Maria Manuela Alves Garcia, Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro, Drª Edineide Jezine M. Araújo e Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves.
  • Qualificação de Doutoramento do NEPPE

    A doutoranda do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais qualificará o projeto de tese na tarde de 04 de dezembro, às 14 horas.

  • Evento marca o fim do “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”

    O evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da Universidade Federal de Pelotas, marcou o encerramento do Seminário Estadual da ANPAE RS 2022, ocorrido no final do ano.

    O  lançamento do e-book, organizado pela líder do grupo, Drª Maria de Fátima Cóssio, e pelo mestrando Luis Eduardo dos Santos Celente, ocorreu no auditório da reitoria (Rua Gomes Carneiro, nº 1) e contou com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O evento também proporcionou a integração de duas novas doutorandas ao grupo, além de uma graduanda em Ciências Sociais.

  • NEPPE promoverá evento presencial

    O NEPPE promoverá, no próximo dia 15 de agosto, o evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”. O evento ocorrerá no auditório da reitoria, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1) e começará às 10h.

  • Doutora pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais publica tese de doutorado

    Está disponível no repositório institucional da UFPel (Guaiaca) e no site do NEPPE (aba Publicações > Teses) a tese de doutorado da doutora Flávia Marchi Nascimento, produzida sob orientação da coordenadora do Núcleo, Profª Drª Maria de Fátima Cóssio.

    Com o título “Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas”,  a tese tem o seguinte resumo:

    Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos atuais. No ato de ensinar e aprender estão imbricadas as maneiras como o professor planeja, executa e avalia. Encontra-se, atravessada na prática do professor, sua trajetória de vida, incluindo seus processos formativos. Também influenciam agentes externos, como o governo e as políticas públicas. Assim, questiona-se em quais momentos o professor reflete e discute sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, por compreender a avaliação como parte fundamental da ação educativa e que este aspecto é pouco valorizado na formação do professor universitário?

    (mais…)

  • NEPPE divulga bolsista selecionado

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais torna público o resultado da seleção de bolsista de Iniciação Científica.

    O arquivo pode ser acessado clicando aqui: RESULTADO