Educação Continuada: Novas Perspectivas para a Inclusão Escolar

Durante o ano de 2021, foi ofertado uma série de cursos de extensão e aperfeiçoamento em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Esses cursos foram desenvolvidos com o objetivo de promover a formação continuada de profissionais da educação da rede pública e contribuir para a melhoria da qualidade da educação e inclusão no país.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem: focado em ofertar formação continuada de professores da
educação básica, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das Tecnologias como acesso à aprendizagem, a qual possibilite
programas e práticas que atendam a diversidade do AEE e a utilização destas ferramentas.

– Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva: Curso de extensão focado em ofertar formação continuada para professores e gestores da educação básica, em nível de extensão, na área da Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva, a qual possibilite o Planejamento, a construção e implementação de práticas educacionais inclusivas.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia: Curso de extensão focado em ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE para o ensino remoto.

– Altas Habilidades/Superlotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado: Focado em aperfeiçoar e capacitar professores de atendimento educacional especializado da rede de ensino público para identificação e realização do atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades ou superdotação.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual: Formação continuada de professores da educação básica, em nível de aperfeiçoamento, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual, a qual possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação especial inclusiva, equitativa e ao longo da vida.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado – TEA: Proporcionar a formação continuada de professores da educação básica como aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – TEA que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação especial inclusiva ao longo da vida.

Esses cursos proporcionaram oportunidades de aprendizado significativas e contribuíram para o aprimoramento profissional de centenas de educadores em todo o país. Agradecemos sempre a confiança dos cursistas e a parceria com a SECADI/MEC.

Comments

comments