Início do conteúdo
Palestrantes


Palestrantes

Edson Luiz André de Sousa

Psicanalista. Professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da UFRGS. Analista membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VII, Pós-Doutorado pela EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – Paris). Professor visitante na Deakin University (Melbourne), Instituto de Estudos Críticos (México), De Paul University (Chicago), University of Limerick ( Irlanda). Autor entre outros do livro “ Uma invenção da Utopia” (Lumme Editor, SP), Freud: ciência, arte e politica em co-autoria com Paulo Endo (LPM, Porto Alegre)

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1950953469711761


Jens Anderman

Leciona na New York University. Escreve sobre artes, filmes, literatura, arquitetura e cultura material da América Latina e suas interseções com o extrativismo e os legados da colonialidade. É editor do Journal of Latin American Cultural Studies e autor de Tierras en trance: arte y naturaleza después del paisaje (Santiago do Chile 2018), New Argentine Cinema (Londres 2011 , Buenos Aires 2015 ), The Optic of the State. Visuality and Power in Argentina and Brazil (Pittsburgh 2007 , Rio de Janeiro 2014 ) e Mapas de Poder. Una Arqueología Literaria del Espacio Argentino (Rosário, 2000), também editou as coletâneas Environmental Aesthetics in the Present, Memory and the Museum in the Latin American Postdictatorships, Contemporary Latin American Cinemas, e Exhibitions and Museums, Material and Visual Cultures in Latin America. Foi curador de exposições online do  Iberoamerican Museum of Visual Culture on the Web , incluindo  Relics and Selves: Iconographies of the National in Argentina, Brazil and Chile. Antes de ingressar na NYU, foi professor visitante nas Universidades de Buenos Aires, Rio de Janeiro, Londres, Zurique, Basel, Duke, Princeton, Columbia e Berlim. Tem trabalhos publicados em diversos periódicos, incluindo Memory Studies , Cinema Journal , Artelogie , Revista Iberoamericana , Journal of Material Culture e Theory, Culture and Society, entre outros. Fonte: https://jensandermann.com/


José Rilla

Doutor em História pela Universidade Nacional de La Plata e professor, licenciado em História pelo Instituto de Professores Artigas. É Decano da Facultad de la Cultura del Universidad CLAEH, investigador do Sistema Nacional de Investigadores, ANII e professor da Universidad de la Republica: professor e investigador titular Grau 5 de História Contemporânea na Facultad de Ciencias Sociales e no Departamento de Ciências Políticas; Professor  Grau 4 de História Econômica na Faculdade de Ciências Econômicas. Recebeu o prêmio Morosoli de Plata em ciências sociais e pesquisa histórica.


Renato Cymbalista

Professor Livre-docente pelo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Professor titular do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006). Livre-Docente pelo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (2003-2008). Pesquisador de Pós doutorado do IFCH-UNICAMP, no projeto temático “Dimensões do Império Português” (2008-2010). Parecerista ad hoc FAPESP. Editor Adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012). Presidente do Instituto Pólis (desde 2012). Integra o Conselho Administrativo da Casa do Povo (desde 2014) Associado do Instituto Goethe (desde 2016). Integra o Laboratório para Outros Urbanismos (FAU-USP). Coordenador do grupo de pesquisa “Lugares de Memória e Consciência” (USP-CNPq).


Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

Vera Dodebei

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente e pesquisadora no PPGMS, doutora em comunicação e cultura (ECO-UFRJ) e mestre em ciência da informação (IBICT-UFRJ). Bibliotecária e documentalista, especializou-se em memória documentária com a tese defendida sobre “O sentido e o significado do documento para a memória social”. Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO) na década de 80 do ano 2000 e lá participa, até o momento, da linha de pesquisa Memória e Patrimônio. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Memória Social, tecnologia e informação”, Supervisiona estudantes (mestrado e doutorado) em temas sobre a preservação e sustentabilidade dos patrimônios culturais nacionais nas artes, na literatura, na ciência. Sua pesquisa atual, ainda em andamento como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq versa sobre “objetos, história de vida, conexões: por uma ecologia dos restos memoriais digitais”. Editora da Revista Morpheus – estudos interdisciplinares em memória social. Publicações mais relevantes: “Mémoire et nouveaux patrimoines” (Open Edition, France, 2015); ?Por que memória social? (Revista Morpheus, 2016). Membro da ISKO, ANCIB e do ICOM. Fonte: http://lattes.cnpq.br/1112112146102164