Evento Patrimônio cultural e desastres ambientais

No dia 18 de julho de 2024, o PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural, o Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória em Lugares de Sofrimento (NEMPLUS) da Universidade Federal de Pelotas, e a Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia, estão organizando uma jornada  intitulada “Patrimônio cultural e desastres ambientais “, que tem como objetivo discutir os impactos dos desastres ambientais, em particular as enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul em maio passado, no campo do patrimônio e da memória coletiva.

Dia 18/07 às 14h e às 16h. Via plataforma Zoom, com tradução simultânea. Inscrições via formulário

Participantes:

14h – Drª Zeynep Gül Ünal, professora do Departamento de Restauração da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica Yildiz, em Istambul, desde 1998. Ela concentrou seus estudos no gerenciamento de desastres naturais e causados pelo homem que afetam o patrimônio cultural. A Dra. Ünal trabalha como secretária geral do ICOMOS-ICORP (2014 – ), secretária geral do ICOMOS Turquia (2014- ), presidente fundadora do ICORP Turquia (2011- ) e é membro do Centro de Patrimônio Cultural da UNESCO na Turquia em zonas de conflito (2015 – ).

16h – Dr Leonardo Barci Castriota, arquiteto-urbanista (1986), professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. É Presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL) e, desde dezembro de 2017, Vice-Presidente do ICOMOS Internacional. Foi pesquisador da Fundação Rockefeller e da Getty Conservation Institute, e atualmente é membro do Conselho Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho de Patrimônio do Estado de Minas Gerais (CONEP-MG).

Mediação com a Drª Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, professora Emérita da Universidade Federal de Pelotas. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL. Foi membra da comissão de implantação do Curso de Bacharelado em Museologia, atuando como Coordenadora desse curso entre 2006-2008. Presidente da Comissão de implantação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. Foi pesquisadora do Inventário Nacional de Referências Culturais: Tradição doceira pelotense, promovido pelo IPHAN, Monumenta e UNESCO. Atua como docente e pesquisadora na área de Patrimônio, principalmente nos seguintes temas: regimes memoriais, memórias traumáticas, museus de memória, patrimônios difíceis, patrimônio industrial.

Publicado em 11/07/2024, na categoria Eventos.