O NATE (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) foi criado com o intuito de amparar docentes e estudantes no processo de ensino e de aprendizagem remota, neste momento atípico que vivemos. Surgindo de uma necessidade latente o NATE busca, em um primeiro momento, fortalecer a conexão e romper barreiras entre os envolvidos neste processo para que, deste modo, ninguém fique para trás.
Em nossa forma de trabalho acreditamos fortemente em nossos princípios, que são:
- ACOLHIMENTO E CUIDADO
Ter permanente disposição para escuta sensível, possibilitando análises mais profundas e detalhadas para perceber a sensibilidade alheia, bem como para ser afetado solidariamente por esse sentimento.
- INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO
Ter disposição para mais interação, mais trocas, criando atividades que possibilitem intervenções e construções conjuntas entre docente e estudantes e utilizando a potencialidade dos recursos digitais interativos. Estar permanentemente preocupado com a criação de contextos de aprendizagem que propiciem que todos possam ajudar todos, buscando a construção da aprendizagem interativa.
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Conectar, de maneira significativa, os objetivos da disciplina com as características das turmas, possibilitando apropriação de conceitos e ferramentas necessários para interpretar a realidade e tomar decisões.
- REUSO DE CONTEÚDOS
Possibilitar que o processo de elaboração de conteúdos também ocorra a partir de uma curadoria, ou seja, de uma seleção de materiais em diferentes repositórios.
- AUTONOMIA
Estimular o desenvolvimento de auto-organização, autoprodução, gestão do tempo e de recursos digitais interativos, propiciando organização das próprias ideias, elaboração de pesquisas, curadoria de conteúdos, sínteses, conclusões e aplicações dos conhecimentos em situações adequadas individuais e coletivas de forma proativa.
- CRIATIVIDADE
Propor/conceber estratégias de aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento da capacidade de criar e de inventar a partir da utilização das potencialidades dos recursos digitais interativos, possibilitando que a aprendizagem de estudantes e professores ocorra em processos coletivos e contínuos de autoria e coautoria, de forma acolhedora, cooperativa, significativa, interativa e com incentivo ao protagonismo de cada estudante.