AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO e-AULA ATENDIDAS PELO NATE
Que o ano que passou foi atípico todos nós já sabemos. Que cada um enfrentou os desafios a partir de suas condições e de formas diferentes também. Contudo, existem dúvidas e problemas que se repetem, no e-AULA não foi diferente e o NATE estava lá para orientar os melhores caminhos.
Um problema técnico recorrente foi o “Problema na matrícula”. A caminhada de estabelecimento dos recursos para o ensino remoto passou por vários desafios e uma funcionalidade que alavancou a qualidade do e-AULA foi sua vinculação com a plataforma Acadêmica da UFPel, o Cobalto. Neste percurso alguns ajustes foram necessários e contabilizou-se um total de 420 atendimentos ligados à matrícula
Os principais atendimentos de caráter técnico pedagógicos foram caracterizados segundo três tipificações: e-treinamento, WEBCONF, Ferramentas.
A dúvida campeã de atendimentos foi relacionada ao uso e exploração das funcionalidades do e-AULA na oferta das disciplinas. As solicitações no e-treinamento contabilizaram 331 aberturas de “tickets”, o que representa que mais de mil disciplinas foram abertas em ambientes de treinamento. Nesta modalidade de atendimento disciplinas hipotéticas foram abertas na plataforma Moodle onde os professores titulares, com apoio de membros do NATE, desenvolveram suas habilidades e possibilidades do ambiente virtual de ensino aprendizagem, o e-AULA.
O gráfico acima apresenta as informações obtidas pela barra de pesquisa do atendimento do ambiente e-AULA até o dia 23 de dezembro:
Em Ciano conferimos as Ferramentas Avaliativas e de Recursos totalizando 122 (10,3%), sendo 120 referentes à dúvidas e problemas das funcionalidades de Atividades como Tarefas, Questionários e Wiki, por exemplo, e 2 de recursos como URL e Arquivo;
Em Rosa indicando 1,9% (23) dos atendimentos que são referentes ao bug de mandar mensagem para toda turma;
Em Amarelo temos 28,1% (331) dos atendimentos que são referentes a Solicitação dos ambientes de prática no e-treinamento;
Em Verde temos 36 atendimentos, 3,1%, acerca das salas de atendimento
Em Marrom os 10,8% (127) de atendimentos sobre Webconf é composto por: gravação (33), incluir participantes externos (20), problemas técnicos (40) e dúvidas e dificuldades para acessar (19).
Por conseguinte, em Roxo, ocorreram os problemas referentes à 35,6%, 420 chamados, acerca do erro “shibboleth” que foi corrigido pelo CRA.
Em Azul temos as dúvidas e problemas para incluir monitor, totalizando 25 atendimentos, 2,1%.
Em Cinza temos 2,2%, 26 chamados, acerca das dúvidas e problemas sobre importação e backup. 5,9%;
Em Vermelho, aponta 70 chamados acerca de dúvidas e problemas sobre o livro de notas.