Comunicação no NATE
Para vencer da melhor forma os desafios colocados pelo distanciamento social o NATE no desenvolvimento de sua estratégia de ação sempre soube que a comunicação teria um papel determinante. Por melhor que fossem os produtos e serviços desenvolvidos se não tivéssemos capacidade de dar visibilidade e acessibilidade a eles acabaríamos tornando inócuo todo o esforço da equipe. Para garantir que este quadro não se efetivasse apostou-se na organização de uma equipe de comunicação ampla e em uma parceria forte com a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Universidade.
Os primeiros dois meses foram intensos, marcados por muitas reuniões e discussões nas quais conseguimos estabelecer desde nossa identidade visual, método organizativo e estratégia de ação até o atendimento das questões pungentes que surgiam a todo momento, tendo em vista o calendário letivo que já encontrava-se em curso.
Desta forma, a proposta de comunicação do NATE visa oferecer acesso aos espaços do NATE, promovendo discussões e ações em torno da educação online, produzindo peças publicitárias, notícias e comunicação através da busca ativa e das mídias sociais, mitigando dúvidas e antecipando a solução de futuras questões.
Orientada pelos princípios da observância da legalidade; dinamicidade; comunicação rápida e eficiente; e da acessibilidade a equipe em acordo e via a CCS estabeleceu sua comunicação através dos canais oficiais da UFPel (Playlist no Youtube, Federal FM, Portal da UFPel e Instagram) e desenvolveu seus próprios canais (Site e Fanpage).
Contudo, sempre tivemos presente dentro de nossa estratégia de comunicação que todos são potencialmente comunicadores e fomentou-se uma cultura de comunicação viral onde toda a equipe, conselho e parceiros estratégicos do NATE participaram da distribuição dos conteúdos e anúncio dos serviços do núcleo.
Destacam-se as seguintes ações:
FAN PAGE
A experiência do NATE nas redes sociais está marcada pela distribuição de nossos conteúdos e anúncio das atividades através de nossa Fan page no Facebook. Com conteúdos produzidos exclusivamente para esta rede, pensando no público alvo, suas métricas e demais especificidades, manteve-se uma assiduidade de três postagens diárias.
SITE DO NATE
Fundamentalmente pensado para ser, em primeiro lugar, um provedor de conteúdos o site possui uma funcionalidade ampla abrigando notícias, destaques (promovidos através de artes abrigadas em um plugin específico que garante mais visibilidade), e um menu lateral que dá acesso a espaços como o da Curadoria e FAQ do NATE.
PORTAL DA UFPel
Através do portal da UFPel visou-se atingir a mídia externa e dar visibilidade aos conteúdos próprios do NATE, foram produzidas matérias em parceria com a CCS anunciando nossas ações. O destaque do Portal, na página de entrada do site da UFPel cumpriu um papel tático importante neste processo abrigando o conteúdo dos “compartilhaços”, ou seja, que seriam irradiados por nossa rede viral.
Rádio Federal FM
Nossa equipe também subsidiou a Rádio da UFPel com spots e conteúdos em áudio que foram distribuídos em sua programação.
Matérias e reportagens
A manutenção de um núcleo de jornalismo próprio garantiu mais dinamicidade e conteúdo com assertividade na linguagem produziu-se dezenas de notas, reportagens e matérias que foram distribuídas nos canais mencionados.