OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MONITORES – UFPel
Nos dias 20, 23, e 27/10 foram realizados os encontros síncronos da Oficina de Capacitação para Monitores. A iniciativa promovida pela PRE através do NATE buscou atender os monitores bolsistas e voluntários selecionados via dois editais em setembro e outubro. Participaram das oficinas 106 estudantes que serão certificados no curso segundo as 20 horas de atividades.
Os cursos aconteceram via LIVE’s através do YouTube
Os estudantes que realizaram a formação nestas Oficinas de Capacitação para “Monitores em ação virtual”, estão diretamente ligados ao suporte das disciplinas das quais são bolsistas. Visto a necessidade de não apenas prepará-los para operar a plataforma e-AULA (espaço virtual de ensino e de aprendizagem), mas também de acolher colegas e professores nesse complicado contexto, a oficina foi pensada, planejada, desenvolvida e executada detalhadamente, de modo que também, os monitores se sentissem acolhidos nesse espaço online de capacitação interativo/colaborativo.
Na imagem, respondendo ao princípio da interatividade e cooperação, temos o print da tela na qual dois cursistas estão participando ativa e propositivamente do encontro de encerramento.
Os cursistas foram capacitados para atuar junto aos estudantes e ao professor da disciplina, dando suporte e auxiliando nas mais diversas situações que possam surgir. Ligeiramente salientam-se conteúdos do tipo: como se comportar no ambiente virtual (Netiqueta); como assessorar o docente para que sua aula não se torne massiva; e, sobretudo, como desenvolver questões e superar problemáticas tecnológicas advindas do uso da plataforma para a construção do conhecimento online.
Enquanto os bolsistas do NATE ministravam os conteúdos do curso o espaço de comentários garantiu o diálogo e a troca simultânea no processo de ensino-aprendizagem.
É importante ressaltar que o NATE dispõe de Princípios que devem ser conhecidos e são seguidos em todas as ações propostas, são eles:
- ACOLHIMENTO E CUIDADO;
- INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO;
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;
- REUSO DE CONTEÚDOS;
- AUTONOMIA;
- CRIATIVIDADE.