a) Bolsa Permanência MEC
O Programa Bolsa Permanência/PBP, instituído pela Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013, alterada pela Portaria MEC nº 1.999, de 10 de novembro de 2023, tem por objetivo minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação, especialmente dos estudantes de graduação indígenas, quilombolas e dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados nas Instituições Federais de Ensino Superior/IFES.
Valor da bolsa: 1400,00 mensais.
Documentação: Declaração de pertencimento étnico, autodeclaração de pertencimento étnico e cadastro válido no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).
b) Bolsa Auxílio Emergencial – UFPel
A Bolsa Auxílio Emergencial segue os mesmos parâmetros estabelecidos pela Bolsa Permanência MEC, complementando a oferta de bolsas disponibilizadas pelo MEC. O objetivo da bolsa é proporcionar a todos os estudantes indígenas e quilombolas, independentemente das vagas ofertadas pelo MEC, o direito à permanência na universidade mediante acesso à bolsa. Os valores e critérios são os mesmos da bolsa MEC.
Você precisa fazer login para comentar.