A importância de celebrar o 20 de Novembro

Novembro, mês de exaltar a arte e a cultura negra

Por: Ediane Acunha, graduada em Direito, chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade e Rejane Jouglard, Pedagoga do NUAAD

Ao longo do mês de novembro são realizadas várias atividades que celebram a luta e a história da população negra contra o racismo e qualquer forma de opressão existente na sociedade brasileira, desde que anunciada a Lei 12.519, que oficializa o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Eventos e apresentações de arte e cultura, fazem referência ao dia 20 de novembro, que relembra, entretanto, a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Esse dia foi escolhido como ato político de afirmação da história, a fim de mobilizar a comunidade negra, em torno de sua emancipação política, econômica, social e cultural, que demarca o Dia da Consciência Negra no país.

A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos, mas também representa a luta dos negros contra o racismo e a desigualdade social.

Nessa perspectiva, o NUAAD propõe no dia 30 de novembro, um debate com personalidades negras vinculadas à arte e à cultura de Pelotas, para falarem de suas trajetórias, experiências, projetos, batalhas e sucessos, via canal da UFPel no YouTube e Federal FM. A intenção é promover um espaço de protagonismo da pessoa negra para além do debate sobre o racismo, enfatizando o resultado das suas atividades para a visibilidade da cultura negra.

Além disso, o NUAAD, garante força e apoio social às pautas raciais e, no âmbito institucional, o agenciamento do debate urgente, necessário e permanente, da inclusão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos da UFPEL, de elementos da cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme Lei 10.639 de 2003.

Em prol do entendimento de uma cultura acadêmica de pertencimento da pessoa negra à UFPEL e à sociedade, compartilhamos abaixo as programações da agenda do novembro negro que acontece em Pelotas.