UFPel e UERGS rumo a implementação da Engenharia em Transporte e Mobilidade

No dia 16 fevereiro de 2023 foi realizada reunião, na Reitoria da UERGS, entre os professores Javier Eduardo Silveira Luzardo, Diretor do Centro de Integração do Mercosul (CIM), a Professora Clara Natalia Steigleder Walter e o Professor Fábio Saraiva da Rocha, todos representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pela UERGS estiveram presentes os Professores Alexandre Guimarães Derivi, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gilvane Souza de Matos, Pró-Reitor de Ensino e Fernando Guaragna Martins, Reitor interino da UERGS.

O Diretor do CIM fez uma retomada histórica do convênio estabelecido em 2019, juntamente com o Professor Fábio Saraiva da Rocha, explicando como se deu a iniciativa do convênio e o objetivo de proporcionar intercâmbio de atividades de docência entre as duas Instituições de Ensino parceiras e também a criação do Curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMOB). Informou que o projeto do referido curso teve sua portaria de funcionamento aprovada e publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2022. No mesmo período o MEC publicou portaria de funcionamento do campus fora de sede onde funcionará a futura engenharia, sendo este localizado no campus central da UERGS localizado no centro histórico da cidade de Porto Alegre.

O Professor Javier explicou que o maior objetivo dos representantes da UFPel na reunião era começar a tratar dos detalhes para a oferta do curso ao público interessado e apontou o segundo semestre de 2023 como ideal para a entrada da primeira turma de alunos que seria composta de 20 alunos UERGS e 20 alunos UFPel, conforme projeto aprovado no MEC. Detalhes como infraestrutura de salas de aula e horários seriam necessários no debate. Foi destacado pelo Professor Alexandre Derivi que a proposta do novo curso, agora com Portaria do MEC, deverá transitar nas instâncias consultivas e deliberativas daquela Universidade, devendo ser antes amplamente debatida internamente. Nesse sentido, a Professora Clara Natália ressaltou que o convênio entre UERGS e UFPel tem dado muitos frutos no que se refere a participação dos docentes da UFpel em diversos cursos da UERGS e demais atividades acadêmicas naquela Instituição, como Grupos de Pesquisa, Laboratórios de Estudos, bancas e orientações, mostrando que já existe muita sintonia entre os profissionais das universidades parceiras, o que aponta como ponto positivo para a tramitação do CETMob e lembrou da importância do projeto CETMOB dentro do contexto do Projeto Estratégico UERGS 20+.

Mais recentemente, em  03 de abril de 2023, foi realizada reunião entre os professores que compõem o Grupo de Trabalho da UFPel e os da UERGS para tratar da estrutura curricular do Curso de Engenharia em Transporte e Mobilidade. Foi apresentada uma atualização da proposta submetida no MEC, uma vez que algumas mudanças foram engendradas desde 2019 (Novas diretrizes para os Cursos de Engenharias e Curricularização da Extensão entre outras). Estiveram presentes os professores Fábio Saraiva da Rocha, Letícia Dexheimer, Carlos Oliva Pretto e Eduardo Wilk representando a UFPel e os professores Emerson Fernandes Cunha, Lucia Ries e Lilian Hickert representando a UERGS.

Publicado em 12/04/2023, na categoria Mercosul.