Alunos de Gestão Ambiental visitam granja que preza por sustentabilidade na produção de suínos

27 de Maio de 2013

Granja

Alunos do 4º semestre do Curso de Gestão Ambiental da UFPel participaram de aula prática da disciplina de Planejamento e Gestão Ambiental Rural, na Granja Fita Azul, localizada em Canguçu (RS). Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de um biodigestor, sistema que promove o armazenamento e tratamento dos dejetos, fornecendo, como produto final, biogás e biofertilizante.

Na granja, o biogás gerado é utilizado para suprir a demanda em energia elétrica, e o biofertilizante é utilizado para a adubação de pastagens. “O investimento de instalação do biodigestor foi alto, mas o retorno econômico e a qualidade ambiental dentro da granja estão compensando. A conta de luz foi reduzida em 70%, não gastamos mais em fertilizantes comerciais e o meio ambiente agradece!”, comemora o responsável pelo funcionamento do sistema, sr. Quintana.

A professora responsável pela disciplina, Fernanda Medeiros Gonçalves, destaca a importância em manter o vínculo com produtores que prezam pela responsabilidade sócioambiental nos sistemas de produção animal, oportunizando a extensão desta atitude aos demais produtores da região.

CCS – UFPel

Publicado em 29/05/2013, na categoria Mercosul.