Projeto Governança Fronteiriça no Mercosul realiza Seminário Internacional

O Projeto Governança Fronteiriça no Mercosul – elaborado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas/Centro de Integração do Mercosul e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID realizam nesta segunda (10) e terça (11) o Seminário Internacional de capacitação dos agentes formadores. O projeto tem como objetivo principal aproximar agentes públicos locais (Município e Intendência) para que durante dois anos desenvolvam um produto necessário ao uso comum às necessidades das comunidades fronteiriças ao longo dos cinco arcos de fronteira do Mercosul – Brasil-Uruguai; Brasil-Argentina; Brasil-Paraguai; Argentina-Uruguai; Argentina-Paraguai.

Para encontro esta prevista a participação das Universidades parceiras do projeto: Universidad de La República (Uruguai); Universidad Católica del Uruguay (Uruguai); Universidad Nacional de Formosa (Argentina); Universidad Nacional de Concepción del Uruguay (Argentina); Universidad Nacional de Itapua (Paraguay); Universidad Nacional del Este (Paraguay); Universidade Federal do Pampa (Brasil); Universidade  Federal da Grande Dourados (Brasil) e a Universidade Federal de Roraima, convidada especialmente em razão do ingresso recente da Venezuela no Mercosul.

De acordo com a equipe coordenadora do projeto – prof. Erico Kunde Correa  (UFPel), prof.Javier Eduardo Luzardo (UFPel) e a profa. Lucy Larrosa (Intendência de Melo/Uruguai) as Universidades terão papel fundamental no diálogo e na aproximação com as comunidades fronteiriças contempladas no projeto, além da elaboração dos conteúdos e na dinâmica do curso que será realizado predominantemente na modalidade à distância.

A abertura oficial acontece às 11h30min no Centro de Integração do MERCOSUL (auditório Simon Bolivar) e contará com a presença dos representantes das Universidades e professores da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado em 08/12/2012, na categoria Mercosul.