ENAFRON: Núcleo de Estudos Fronteiriços é tema de aula inaugural

Com o tema “Núcleo de Estudos Fronteiriços – potencializando a cooperação e a integração fronteiriça” ocorreu ontem (22/10) no 2º Regimento de Polícia Montada – RPMON da Brigada Militar em Santana do Livramento a cerimônia de abertura e a aula inaugural do 1º Curso de Análise Criminal em áreas de fronteira. Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços do Mercosul – prof. Maurício Pinto da Silva – apresentou as ações, projetos e perspectivas da atuação da UFPel no contexto da integração e da cooperação fronteiriça, com destaque as iniciativas da universidade que tiveram inicio na década de 90.

As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, órgão do Ministério da Justiça do Brasil, por meio do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Brigada Militar e Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas.

O curso de Análise Criminal é parte integrante de dois projetos prioritários do Governo Federal através do Ministério da Justiça, a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – ENAFRON e o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – SINESP. O curso tem por objetivo desenvolver competências, habilidades e atitudes nos profissionais de segurança pública, para o desempenho da atividade de análise criminal, subsidiando os gestores das instituições para a tomada de decisão no planejamento tático, operacional e administrativo.

Esta é a primeira edição do curso no Rio Grande do Sul, tendo como local a fronteira Santana do Livramento – Rivera. O corpo discente é formado por setenta e cinco profissionais de segurança pública dos Estados da Federação fronteiriços com outros países, além dos Gestores do Sistema Nacional de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas – SINESP.

Na cerimônia esteve presente o Cônsul do Brasil em Rivera, Sr. Vitor Candido Paim Gobato; o Cmt. CRPO Sul – Cel. Flávio da Silva Lopes; Cmt. CRPO Planalto – Cel. João Darci Gonçalves da Rosa; o Diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública, Cel. Júlio César Marobin; o Cmt CRPO Fronteira Oeste, Cel. Iguaraçu Ricardo da Silva; o Cmt. CRPO FNO – Cel. Sérgio Flores de Campos; o Delegado Regional da Polícia Civil – Sr. Eduardo Sant’Ana Finn, e o Coordenador do Curso de Análise Criminal, Major Marcus Vinicius Gonçalves de Oliveira da  Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Publicado em 23/10/2012, na categoria Mercosul.