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Renovação do Reconhecimento do Curso com visita dos avaliadores do MEC

No período de 28 a 30 de maio de 2025, o Curso de Licenciatura em Matemática passará pelo processo de Renovação de Reconhecimento junto ao MEC. Para isso, receberá a visita de uma comissão avaliadora.

Este processo inclui reuniões virtuais com coordenação do Curso, Núcleo Docente Estruturante, docentes e discentes, por exemplo, além de visitas aos espaços utilizados pelo curso, conforme cronograma abaixo.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP

DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (DAES)

COORDENAÇÃO GERAL DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (CGACGIES)

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES

 

AGENDA DE AVALIAÇÃO VIRTUAL IN LOCO

 

Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso

 

CRONOGRAMA DE TRABALHO

28/05/2025 – 4ª feira

08h – 8h30: Instalação da comissão de avaliação (acesso à sala virtual de reuniões e envio do link da pasta de compartilhamento de documentos no Google Dr ive – Este link será informado ao INEP no relatório desta comissão).

08h30 – 09h: Reunião com Gestores da IES: breve apresentação institucional e apresentação dos avaliadores e ratificação da agenda de trabalho.

Participantes: Avaliadores, dirigentes/gestores, Coordenador do Curso e Procurador Educacional Institucional – PI.

 

9h – 9h30: Reunião com a Coordenação de Registros Acadêmicos

9h30 – 10h: Reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Participantes: Avaliadores e representantes da CPA.

 

10h – 10h30: Reunião com Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade – Proafe (NAI, NUGEN, NUAAD)

10h30 – 11h: Reunião com Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao discente – NUPADI

11h – 12h: Reunião com Coordenador do Curso:  Verificação preliminar de documentos e eventuais ajustes operacionais. As informações desta reunião poderão ser acrescidas por questionamentos no decorrer da avaliação sempre que necessários.

Participantes: Avaliadores e Coordenador do Curso.

 

12h – 14h: Intervalo para almoço.

14h – 15h: Reunião com Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Participantes: Avaliadores e professores integrantes do NDE.

 

15h – 16h: Reunião com os discentes. Alunos do curso por turma/semestre com os avaliadores.

 

16h – 17h: Reunião com o Corpo Docente (e Equipe Multidisciplinar se houver).

Participantes: Avaliadores, Corpo Docente do curso e Equipe Multidisciplinar (se houver).

 

17h – 18h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental:

Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.

 

29/05/2025 – 5ª feira

08h – 09h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental: Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.

9h– 12h: Verificação da Infraestrutura da IES (instalações gerais e específicas da IES):

Solicitar Validação da Geolocalização

Salas de aulas; acesso dos alunos a equipamentos de informática; laboratórios para as disciplinas do curso, laboratórios de formação específica. Sala coletiva de professores; gabinetes de trabalho para professores de tempo Integral; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; banheiros; secretaria; coordenação de estágios e demais instalações e seus equipamentos.

Participantes: Avaliadores, Coordenador do Curso e responsáveis pelas atividades. Os técnicos-administrativos, responsáveis pelos laboratórios, também deverão estar presentes nesta verificação (A IES deverá transmitir com dispositivo de vídeo e de áudio todas as instalações conforme condução e solicitação dos Avaliadores). Verificação da Infraestrutura da Biblioteca; Acomodações e climatização. Salas de estudo em grupo e individual. Bases de dados; periódicos. Relação dos títulos de livros, indicados no PPC do curso e postado no e-MEC, com número de exemplares disponíveis na biblioteca. A relação dever ser separada por bibliografia básica e complementar.

Participantes: Avaliadores, Bibliotecária e outros a critério da IES.

 

12h– 14h: Intervalo para almoço.

14h–17h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental.

 

30/05/2025– 6ª feira

08h – 12h: Trabalho Interno da Comissão – Análise documental.

12h – 14h: Intervalo para almoço.

14h – 16h30: Trabalho Interno da Comissão. Análise dos documentos e preenchimento do formulário eletrônico.

16h30 – 17h: Reunião Final com os Gestores e Coordenação de Curso: Apresentar uma visão geral da visita, destacando alguns aspectos da avaliação.

Participantes: Avaliadores, Dirigentes, Procurador Educacional Institucional – PI e Coordenação de Curso.

 

Obs.1: Agenda sujeita a alterações, conforme necessidade de trabalho dos avaliadores ou da IES.

Obs.2: As reuniões virtuais e verificações da Infraestrutura e da Biblioteca serão realizadas pela plataforma de videoconferência MS Teams.

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Publicado em 27/05/2025, na categoria Sem categoria.